Vacina russa Sputinik V – Foto – Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

Equipe Gazeta do Cerrado

O Tocantins participa de tratativas junto a outros governos para compra de vacinas para imunização contra a Covid-19. É o que afirma o governador do Espírito Santo, Renato Casa Grande. Segundo ele, o Tocantins participa da articulação.

Nesta terça-feira, 1ª, cerca de 18 governadores visitarão em Brasília, a sede da empresa União Química, que representa no Brasil a vacina russa Sputnik V. Articulam também uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Além do Espírito Santo, confirmaram a visita à União Química para a compra de vacinas, os governadores do Distrito Federal, Piauí, Rio Grande do Sul, Goiás, Amapá, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Pará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Entenda como eles estão pensando

A ideia é comprar cotas proporcionais à população de cada estado. Nenhum estado comprará mais do que o equivalente ao percentual de sua população. Sempre que comprarem, haverá uma distribuição equitativa de doses. E cada estado pagará a sua cota, fazendo um contrato com o laboratório.

A Gazeta busca ouvir o Estado sobre o assunto.