Atendendo pedido do deputado estadual Jair Farias (MDB), o governador Mauro Carlesse (PSL) anunciou nesta sexta-feira, dia 17, o repasse do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (FECOEP), no valor de R$ 11, 7 milhões referentes aos anos de 2020, 2021 e 2022 para os 139 municípios tocantinenses. A autorização foi formalizada com a assinatura do Termo de Adesão ao Sistema de Transferência de Recursos Fundo a Fundo, em solenidade realizada no Palácio Araguaia.

O deputado Jair Farias não pôde estar presente, pois cumpre agenda no Bico do Papagaio, mas fez questão de agradecer ao governador Carlesse. “Nós fizemos um requerimento fazendo a solicitação de liberação desses recursos ao Governador, a fim de assegurar a todos os municípios condições de enfrentamento da crise, provocada pela pandemia, e só temos a agradecer que nosso pleito tenha sido atendido”.

Uma das justificativas do parlamentar para o pedido foi a necessidade dos municípios adquirirem cestas básicas, concederem auxílio-maternidade e reforçar de renda familiar a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “É uma medida que caráter social e busca assegurar aos tocantinenses os direitos à saúde, alimentação, educação e habitação, essenciais a uma digna qualidade de vida”, destacou Jair Farias no requerimento que teve aprovação da Assembleia Legislativa (Aleto).