Com o tema Inclusão pelo esporte: orgulho e protagonismo, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará no próximo sábado, 7, o tradicional Desfile Cívico-Militar, que celebra os 202 anos da Independência do Brasil. Cerca de 3 mil pessoas, entre civis e militares, participarão do evento, que ocorrerá na ala sul da Praça dos Girassóis, na Avenida LO-01, sentido leste-oeste, a partir das 17h30.
A programação terá início às 16h30, com a concentração dos pelotões e a revista das tropas. A expectativa é de que aproximadamente 10 mil pessoas prestigiem esse importante momento de resgate da história da nação. Para acomodar melhor o público, foram instaladas arquibancadas no local.
Fanfarra da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso participará do desfile de 7 de setembro – Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins
Um dos destaques dos desfiles será o dos pelotões de estudantes das escolas estaduais. Esta edição contará com a participação de dez unidades escolares da rede estadual. A estudante Maria Vitória Valadares, da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, conta sobre o sentimento de orgulho em fazer parte de um evento tão importante. “Eu passei todos os anos sem participar, cheguei no último ano do ensino médio e pensei: Por que não? Todo desfile de 7 de setembro é muito bonito e sentir que a gente está fazendo parte disso é muito bom. Estamos ensaiando bastante, mas eu sei que no final vai valer a pena, é uma experiência que eu vou levar para o resto da vida”, revelou Maria Vitória.
O estudante do 3° ano, Pedro Henrique Teixeira, toca o instrumento tarol e participa da fanfarra há três anos – Mari Rios/Governo do Tocantins
O estudante do 3° ano, Pedro Henrique Teixeira, toca o instrumento tarol e participa da fanfarra há três anos, além de liderar os ensaios do último desfile. “Estamos nos preparando muito, ensaiando desde o começo do ano e, agora na reta final, temos ensaio duas vezes por dia. Somos, no total, 32 estudantes na fanfarra e estamos nos organizando para que este ano seja um dos melhores anos no desfile”, pontuou.
Instrutor da fanfarra da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, Antônio Coelho, comenta que está confiante no trabalho realizado com os estudantes – Mari Rios/Governo do Tocantins
O instrutor da fanfarra, Antônio Coelho, comenta que está confiante no trabalho realizado com os estudantes. “Assumi os ensaios no mês de junho. Desde então, a gente tem ensaiado bastante e estamos com grande expectativa de fazer um bom trabalho e uma boa apresentação no desfile. Eu confio nos meus alunos, sei que são profissionais”, concluiu.
Avenidas interditadas
Em virtude da movimentação, durante o desfile cívico, algumas avenidas nas proximidades da Praça dos Girassóis serão interditadas, a partir das 15 horas: Avenida Teotônio Segurado, trecho entre a LO-01 e a LO-03 nos dois sentidos (norte e sul); Avenida NS-01, sentido sul/norte, entre a LO-01 e a Avenida JK; LO-01 nos dois sentidos da NS-01 a NS-02; Avenida LO-02 sentido oeste e leste entre a NS-01 e NS-02; NS-02 no sentido norte sul da LO-01 a LO-02; e NS2 nos dois sentidos da LO-01 à JK.
Escolas Participantes
Centro de Ensino Médio de Taquaralto + Banda; Escola Estadual Liberdade + Banda; Centro de Ensino Médio Santa Rita + Banda; Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I + Banda; Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya; Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso + Banda; Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto; Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis + Banda; Escola Estadual Novo Horizonte + Banda; e Escola Estadual Cívico-Militar Vila União + Banda.
Instituições Participantes
Ordem Demolay; Ordem Internacional Arco-Íris Para Meninas; Ação Paramaçônica Juvenil; Comando Geral da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar (СBMTO); Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Guarda Metropolitana de Palmas (GMP); e Polícia Penal.
(Fonte: Governo do Tocantins)