As ações estratégicas das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) têm garantido celeridade nos atendimentos e giro de leitos no Hospital Regional de Araguaína (HRA). A contratação de mais profissionais, a ampliação de leitos e as mudanças nos fluxos de trabalho já resultaram em 20 dias sem pacientes nos corredores da unidade.
A diferença é celebrada pela população atendida no local. “Há um tempo eu estive acompanhando a minha mãe e os corredores estavam superlotados. Hoje, estou acompanhando um paciente na ortopedia e percebo uma estabilidade enorme, com corredores vazios e é uma satisfação imensa, pela humanização aos pacientes que aqui estão. Isso é muito bom, de ver que não está superlotado. A gestão está de parabéns!”, afirmou Dhecilene Morais de Araújo, acompanhante de paciente.
“Desde que assumimos a gestão da unidade, buscamos alinhar os processos de trabalho em observância às políticas de segurança dos pacientes e políticas, controle de infecção hospitalar e políticas de humanização no SUS. Aliado a isso, o HRA já contava com a parceria e consultoria do programa Lean nas emergências, com foco na não utilização dos corredores, o que nos possibilitou a minimização do tempo de permanência das clínicas cirúrgica e ortopédica, que consequentemente houve a diminuição dos pacientes das especialidades citadas nos corredores”, afirmou a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchôa.
A diretora acrescentou que “a contratação de especialistas permitiu o retorno de serviços como o da bariátrica e aumentar o quantitativo de cirurgias como as ortopédicas, por exemplo que é um dos nossos maiores gargalos e hoje o tempo médio de internação dos pacientes destas especialidades é de 15 a 20 dias, o que possibilitou esvaziar os corredores”.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “sabemos das dificuldades das unidades como HRA e Hospital Geral de Palmas, que operam com sobrecarga de pacientes, considerando também as sazonalidades de saúde, mas sempre orientamos a proporcionar tratamento adequado aos nossos usuários, buscando redução dos riscos e respeitados os direitos do usuário de privacidade, dignidade e humanização no acolhimento. Já conseguimos zerar o corredor em Araguaína e estamos trabalhando para que assim permaneça. Agradeço o empenho de toda equipe do HRA, que se esforçou para isso e parabenizo o feito que sem dúvida tem garantido bem-estar à população da região”.
Entre as ações que estratégicas que resultaram na celeridade nos atendimentos estão: a entrega de 18 novos leitos clínicos e um espaço para hemodiálise, dobrando a capacidade de realização de cirurgias eletivas para mais de 100 procedimentos mensais. As cirurgias de urgências e as eletivas somadas passaram de 3.098, em 2023; para 4.202 nos seis primeiros meses deste ano.
Parceria
Parceria importante no processo de atendimento, o Projeto Lean funciona no HRA desde dezembro de 2022. A iniciativa do Ministério da Saúde (MS) permite consultoria dos hospitais Beneficência Portuguesa (BP), Moinhos de Vento e Sírio Libanês, por meio do Programa de apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com o objetivo principal de reduzir as superlotações nas urgências e emergências.