Consultar o Auxílio Emergencial agora ficou mais fácil com o site Consulta Auxílio. A ferramenta, lançada nesta semana pelo Ministério da Cidadania e pela Dataprev, é específica para que o cidadão que fez o requerimento do benefício de R$ 600 possa consultar a disponibilidade dos recursos e o status do processo de concessão.

O site, que não substitui as demais plataformas já disponíveis, tem como funcionalidade exclusiva a realização da consulta, deixando processos de requerimento e gestão do auxílio a cargo dos apps e sites Caixa Auxílio Emergencial e Caixa Tem.

A ferramenta é uma opção para o cidadão encontrar mais recursos na hora de consultar a concessão e o processo de liberação do benefício, também conhecido como “coronavoucher”. A expectativa é que a plataforma ajude a diminuir a sobrecarga que têm sido comum no uso do Caixa Auxílio Emergencial e Caixa Tem.

A Dataprev, empresa pública responsável pela gestão da ferramenta, afirma que já foram realizados 97,7 milhões de cadastros. Desse total, 50,5 tiveram o auxílio concedido, enquanto 32,8 milhões foram considerados inelegíveis e 13,7 milhões dependem de correções nos dados cadastrais.

O auxílio emergencial consiste em um benefício de R$ 600 a ser concedido por três meses pelo Governo Federal para amenizar a crise causada pela pandemia da Covid-19.

Para receber o chamado “coronavoucher”, o trabalhador não pode ter renda fixa e precisa se encaixar nos grupos de informais, microempreendedores individuais, contribuintes individuais da Previdência Social e desempregados. Além disso, o cidadão deve atender às seguintes regras:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Não ter emprego formal;
  • Não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou participar de programa de transferência de renda federal (exceto pelo Bolsa Família);
  • Ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou, no total, de até três salários mínimos;
  • Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.

A solicitação do benefício deve ser feita pelo app ou site Auxílio Emergencial Caixa. Após o procedimento, é possível acompanhar o pedido pela nova plataforma da Dataprev. Veja, a seguir, como usar o site Consulta Auxílio Emergencial para verificar a situação do seu benefício.

Como usar o site Consulta Auxílio Emergencial

Passo 1. Acesse o site do Consulta Auxílio Emergencial (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/);

Site é simples de usar e precisa de apenas alguns dados do requerente — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Site é simples de usar e precisa de apenas alguns dados do requerente — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 2. Para fazer a consulta, é preciso preencher os mesmos dados informados no cadastro do auxílio emergencial. Será preciso informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Com os dados corretos, não esqueça de marcar o reCAPTCHA. Depois basta clicar em “Enviar”;

É preciso preenhcer os campos corretamente de acordo com os dados cadastrados no momento da solicitação — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

É preciso preenhcer os campos corretamente de acordo com os dados cadastrados no momento da solicitação — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 3. Então, visualize, na coluna à esquerda, as datas e o status do processo. No nosso exemplo, a solicitação foi realizada em 7 de abril, os dados foram processados pela DataPrev em 12 de abril e o envio do auxílio para a Caixa foi realizado no dia 15.

O site mostra o status do requerimento na lateral esquerda — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O site mostra o status do requerimento na lateral esquerda — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Fonte: TechTudo
Fotos: Filipe Garret

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