Neste sábado, 24/08, o Palmas Summit foi palco do Grand Prix SENAI de Inovação, um evento que reuniu alunos de cursos técnicos das unidades do Centro de Educação e Tecnologia (CETEC), no centro da Capital, e do Centro de Formação Profissional (CFP) de Taquaralto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins. Seis esquadrilhas tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades e criatividade em uma maratona de 16 horas, desenvolvendo soluções inovadoras para a cidade.
O tema deste ano, “Inovações para Palmas – A Cidade Sustentável do Futuro”, desafiou os participantes a criar soluções que fortaleçam Palmas como a cidade mais sustentável e inteligente da região Norte. Com foco no potencial tecnológico e sustentável da capital, as equipes tiveram a missão de explorar ideias que possam contribuir para o desenvolvimento da cidade, tornando-a um modelo de sustentabilidade e inovação.
Pedro Lucas do Nascimento Silva, integrante da esquadrilha preta e aluno do curso técnico de Manutenção e Reparação de Computadores do CFP de Taquaralto contou que sua equipe pensou em um sistema inteligente de drenagem e reuso de água para captar as águas da chuva através de um poço de filtração. “A ideia foi pensada para ajudar o sistema de drenagem que é um pouco deficitário na nossa cidade e reutilizar essa água e depois para ajudar em combate a incêndio, para irrigar plantas” explicou Pedro Lucas.
Ao longo do evento, os alunos se dedicaram a transformar conceitos em soluções práticas, abordando questões cruciais para o futuro de Palmas. O Grand Prix não apenas incentivou o pensamento crítico e a criatividade dos participantes, mas também os preparou para os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que contribuíram para a construção de uma cidade mais moderna e sustentável.
O Grand Prix SENAI de Inovação é uma iniciativa que busca não apenas promover a cultura da inovação entre os estudantes do SENAI, mas também aproximá-los do mundo real do trabalho. A competição é estruturada como uma maratona aberta de inovação, onde equipes, chamadas de escuderias, trabalham intensamente para desenvolver ideias, protótipos e projetos baseados em desafios propostos pela sociedade e pela indústria local.