Maju Cotrim

O futuro novo ministro do STF, André Mendonça fez questão de visitar e tomar café com o líder no Congresso e senador pelo Tocantins, Eduardo Gomes (MDB) nesta sexta-feira, 3, em Brasília.

Grato pela articulação de Gomes durante todo o processo de mais de 140 dias até a aprovação de sua escolha, Mendonça falou sobre vários assuntos com Gomes e externou sua gratidão.

Mendonça chegou a usar o gabinete de Gomes para conversa com senadores e mostrar sua trajetória durante o processo de escolha. O futuro ministro encontrou resistências por parte de alguns parlamentares e a indicação foi carregada de polêmica e discussão, principalmente por conta do aspecto religioso. Vários senadores alegaram porém, que ninguém pode ser vetado por sua condição religiosa.

O Plenário do Senado aprovou, quarta-feira (1º), o nome dele para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 47 votos a favor, seis além do mínimo necessário, e 32 contrários.

Quem é

André Luiz de Almeida Mendonça nasceu em Santos (SP), no dia 27 de dezembro de 1972. Formado pela Faculdade de Direito de Bauru (SP), tem também o título de doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Pastor da Igreja Presbiteriana, ocupou os cargos de chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) e ministro da Justiça no governo Bolsonaro. Mendonça é casado e tem dois filhos.