O grupo “Mulheres com Lula”, que marcou a campanha eleitoral do presidente Lula no Tocantins, foi à sua posse em Brasília. Caravanas de todas as regiões do Estado também presenciaram a festa da Democracia, neste domingo, 1º, na Capital Federal. Do Tocantins, ao menos seis ônibus saíram com caravanas de várias regiões do Estado, para a posse presidencial.
Uma das caravanas mais influenciadas pela alegria de presenciar a posse do presidente foi a das mulheres que, conforme explica Maria Vanir, “o ônibus composto só de mulheres, foi uma ideia que surgiu no grupo ‘Mulheres com Lula’ e tudo foi se organizando a partir das mobilizações durante a campanha eleitoral, que quando ele ganhasse o grupo iria à sua posse em Brasília e deu certo”. Para ela, “o momento mais emocionante da posse foi a passagem da faixa presidencial naquele formato de representatividade da sociedade brasileira, pela qual, cada uma de nós subiu a rampa juntamente com o presidente Lula”, disse a representante do Movimento Estadual dos Direitos Humanos do Tocantins.
Quem estava presente também era a advogada, Dra. Karoline Chaves do Psol-Tocantins. Segundo ela, “foi tudo muito tranquilo a posse do presidente Lula, além de ter sido um momento de reencontros com militantes de vários lugares do Tocantins e do Brasil, a gente pode compartilhar sorrisos e presenciar aqueles olhares felizes e esperançosos. Eu, particularmente, fiquei feliz por conseguir assistir o momento que ele passou pela esplanada dos ministérios em carro aberto, ‘Rolls-Royce’. Sobre o discurso do presidente Lula, eu analiso que ele trouxe uma reflexão e ao mesmo tempo uma indignação de tudo o que vivemos nos últimos seis anos no Brasil, mas também vemos a esperança na certeza de que iremos reconstruir o País com muito trabalho e a cooperação do povo”.
A estimativa foi de que 300 mil pessoas se espalharam em toda Esplanada dos Ministérios, segundo a organização. Além de militantes e/ou simpatizantes de partidos políticos, estavam presentes também representantes de movimentos sociais, delegações partidárias e da sociedade civil do Brasil e do mundo.