Engana-se quem pensa que o escotismo se limita a acampar e vender biscoitos. Muito além do que se vê nos filmes, ser escoteiro é uma das atividades que vem sendo mais procuradas no Tocantins.

A atividade de Escotismo, em linhas gerais trata de promover a educação e a formação dos jovens para que se tornem melhores cidadãos, engajados eticamente e comprometidos com os valores sociais. O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, e se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes.

O Portal Gazeta do Cerrado entrevistou o o presidente do Grupo Escoteiro Tocantins 01/TO, Mario Quintas Neto, para saber um pouco mais sobre essa fraternidade, e ele afirmou: “ser escoteiro é aprender fazendo, é praticar a vida ao ar livre, é a vida em equipe, interagindo e desenvolvendo a responsabilidade e o protagonismo social”. A principal missão do escotismo é desenvolver no jovem valores através de atividades que lhes sejam atraentes, longe da mesmice e da monotonia, ressaltou o presidente do Grupo Escoteiro Tocantins 01/TO.

O escotismo se baseia em cinco tipos de desenvolvimento: físico, social, intelectual, espiritual e afetivo. Para exercitar esses princípios, a fraternidade dos escoteiros participa de atividades como mutirões comunitários, eventos de integração e auxilio a população em parceria com as secretarias estaduais e apoia campanhas como a do Hospital do Câncer.

Segundo o presidente do Grupo Escoteiro Tocantins 01/TO, os jovens desenvolvem também seus próprios projetos, como de alimentos aos animais, doação, banco de alimentos, etc.

DSC02663

Além disso, o escotismo está presente nas atividades ecológicas/ambientais, como é o caso do Mutirão Ecológico (MUTECO), cujo o lema é escotismo e desenvolvimento sustentável. Os GE´s tmbém promovem as atividades de integração escoteira, como os acampamentos de integração regional, e o Desafio da Ilha das Cobras, que será em Paraíso esse ano. Há ainda atividades em níveis nacionais e internacionais, como o Jamboree, Encontro Nacional ocorrido no Rio Grande do Norte em 2015, com participação da delegação do Tocantins.

A presidente do Grupo Escoteiro do Ar Porto Nacional – 09/TO, Gladis Homrich, contou á Gazeta do Cerrado sobre sua motivação para ingresso no escotismo: “desde criança amava os escoteiros. Via em filmes mas nunca tive a oportunidade de conhecer pessoalmente. No ano de 2014 um professor da minha filha, que era na época presidente do Grupo de Esoteiros, chamou ela para participar, e eu levei. Fiquei acompanhando ela por seis meses no conselho de pais e logo depois acabei entrando para o grupo de chefes como diretora Administrativa”.

Mas o que é o método escoteiro?

O método escoteiro é a vivência da promessa e da lei escoteira. A Lei escoteira é um código de conduta, assumido ao se realizar a Promessa escoteira, onde se retêm as principais características do movimento escoteiro: a honra, a palavra, dignidade, lealdade, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade e integridade.

História

As origens do escotismo têm como evento simbólico o acampamento organizado por Baden-Powell na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação. Como símbolo do grupo, utilizaram bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro, que mais tarde serviria como símbolo do escotismo em si.
“O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros.” – Robert Baden-Powell, Escotismo para Rapazes, 1908

Lei Escoteira

A Lei escoteira é um código de conduta, assumido ao se realizar a promessa escoteira, onde se retêm as principais características do movimento escoteiro, a honra, a palavra, dignidade, lealdade, prestabilidade, amizade, cortesia, respeito e protecção da natureza, responsabilidade e disciplina, ânimo, bom-senso e respeito pela propriedade, integridade.
da Lei Escoteira

Os dez artigos da Lei Escoteira da UEB – União dos Escoteiros do Brasil

O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
O Escoteiro é leal.
O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
O Escoteiro é cortês.
O Escoteiro é amigo de animais e plantas.
O Escoteiro é obediente e disciplinado.
O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Hoje o Tocantins tem os seguintes grupos em funcionamento regular: GE Tocantins 01/TO; GE John Knox 06/TO; GE Paralelo 10 12/TO; GE Impeesa 08/TO em Palmas. Em Paraíso, o GE São Geraldo 13/TO, e em Porto Nacional GE do Ar, Porto Nacional 09/TO.

Texto: Colaborou Nielcem Fernandes