Nesta terça-feira 22, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) , informou que afastou das ruas os guardas que participaram da agressão contra um jovem no último domingo, 20. Pessoas que estavam no local filmaram o momento em que os agentes pisoteiam e chutam o rosto da vítima.
A Prefeitura de Palmas disse que quatro guardas foram afastados. Nos vídeos é possível ver pelo menos cinco agentes da corporação presentes.
As imagens foram feitas em um posto de combustíveis onde o jovem estava com amigos após assistir a um jogo de futebol. Segundo a vítima, as viaturas chegaram ao local por volta das 22h30 e começaram a abordagem por causa da música alta. Enquanto os guardas estavam no local começou uma confusão entre os clientes após um homem tentar acariciar o cabelo de uma mulher que estava acompanhada.
As agressões por parte dos guardas teriam começado no momento em que eles apartavam a discussão entre os dois clientes.
Na segunda-feira (21) a GMP tinha emitido nota dizendo que os guardas “fizeram o uso proporcional da força apenas para conter a fúria do cidadão” e que “este não é o procedimento padrão”. O caso segue sendo apurado. O Ministério Público informou que a 29ª promotoria irá instaurar procedimento de investigação.
Nas imagens é possível ver que o jovem já estava no chão no momento em que teve a cabeça chutada e foi pisoteado. Outras pessoas também levam empurrões durante a confusão. O homem agredido registrou boletim de ocorrência na segunda-feira (21) e fez exame de corpo de delito.