A Prefeitura de Gurupi emitiu um novo decreto alterando novamente as regras de funcionamento do comércio e serviços na cidade. O horário de funcionamento das atividades não essenciais foi ampliado. Os estabelecimentos que antes tinham que fechar até 20h agora podem ficar abertos até 21h.

Foi criado ainda um toque de recolher no município, entre 22h e 5h, exceto em casos emergenciais. O morador flagrado na rua terá que apresentar justificativa. Serviços como farmácias, postos de combustíveis e hotéis podem continuar funcionando 24 horas, assim como entregadores que trabalharem fazendo o delivery de medicamentos.

Em todos os serviços autorizados a funcionar, a lotação máxima é de 40% da capacidade com distanciamento mínimo de dois metros entre os clientes. O decreto também libera o funcionamento, com atendimento presencial, de bares, padarias, sorveterias, restaurantes e outros estabelecimentos do tipo, desde que obedecida esta lotação máxima.

O decreto também proíbe aglomerações e esclarece que para os efeitos da nova regra, constitui infração uma aglomeração acima de oito pessoas. A multa neste caso pode passar de R$ 1 mil. Festas e shows também seguem proibidos por tempo indeterminado.

O documento completo, com sete páginas, foi publicado em edição suplementar do diário oficial do município neste sábado (13). Em alguns trechos, o município segue as orientações do Governo do Tocantins publicadas no decreto estadual de sexta-feira, mas há trechos de desacordo. As aulas presenciais da educação básica, por exemplo, estão mantidas em Gurupi.