O candidato a deputado federal Gylwander (PSD) escolheu Pedro Afonso, sua terra natal, para lançar oficialmente sua campanha. O evento político ocorreu na noite deste sábado, 3, no Chapéu de Palha, que fica na principal avenida da cidade.
O encontro foi prestigiado por lideranças da cidade como o vereador Marquin Catabriga, o produtor rural e líder cooperativista Ricardo Khouri, o líder Eduardo Chagas, representantes de vários segmentos da sociedade e apoiadores. O senador e candidato a governador, Irajá, o candidato a 1º suplente da senadora Kátia Abreu, Fernando Iberê, o ex-prefeito de Guaraí Genésio Ferneda, e correligionários de outros municípios também participaram.
Ao confirmarem apoio ao candidato, os participantes destacaram que Gylwander está preparado para representar Pedro Afonso e região no Câmara dos Deputados.
“Esse filho da terra, aqui de Pedro Afonso, se preparou e se tornou um grande profissional. Agora, vai ser eleito e buscar as melhorias que Pedro Afonso tanto precisa”, disse Irajá.
Ao ressaltar a vocação dos municípios da região para a agropecuária, que gera milhares de emprego e renda, Ricardo Khouri afirmou que Gylwander tem capacidade para representar o agronegócio e demais segmentos da sociedade. “Meu apoio é livre, leve, espontâneo. Um apoio para aquilo que o candidato pode fazer. Você é a pessoa que estamos buscando para nos representar. Que Deus ilumine sua campanha, seus caminhos, e que, ao chegar na Câmara dos Deputados, você trabalhe bastante e nos represente bem”, disse o líder cooperativista.
O jovem líder político Eduardo Chagas também reforçou o potencial de Gylwander e a necessidade da eleição de um deputado federal que tenha identificação com Pedro Afonso e não venha à cidade apenas no período eleitoral. “Gylwander vai ser eleito com os votos dos pedroafonsinos que amam essa terra. Por isso, você será o mais votado em Pedro Afonso, pois o povo abraçou sua campanha”, disse.
O vereador Marquin Catabriga também fez coro aos demais oradores e ressaltou que a região necessita de um legítimo representante que conheça as necessidades da população e busque atendê-las. Para ele, a eleição de Gylwander vai dar o protagonismo que Pedro Afonso precisa.
“O Gylwander está preparado para ser deputado, pois tem grande experiência e sempre esteve presente nos principais momentos do Tocantins”, disse Fernando Iberê.
Experiência a serviço da população
Emocionado por lançar sua candidatura em sua terra natal, Gylwander falou dos laços familiares com a cidade e da alegria em iniciar, em Pedro Afonso, sua caminhada rumo ao Congresso Nacional. “Minha eleição vai trazer o protagonismo político que Pedro Afonso tanto precisa, pois politicamente somos subrepresentados. Pedro Afonso tem pela primeira vez a chance real de ter um deputado nascido aqui na cidade e que conhece bem suas necessidades”, enfatizou.
Gylwander ainda fez um relato de sua história e de como os 32 anos como assessor parlamentar no Congresso Nacional, onde sempre contribuiu para trazer benefícios para o Tocantins, lhe prepararam para a vida pública.
“Eu ofereço minha experiência e trabalho a vocês. Serei um deputado federal que vai destravar os grandes projetos que o Tocantins precisa para se desenvolver e aqui, em nossa região, destacou a construção do trecho da BR-235 até a divisa com o Maranhão e a agroindustrialização que vai alavancar ainda mais nossa economia. Hoje damos a largada oficial e com o apoio de nossos irmãos pedroafonsinos, que amam de verdade nossa terra, e dos demais municípios, serei eleito seu representante”, afirmou Gylwander.
Programação extensa
Ao longo do sábado, o candidato teve uma extensa agenda. Pela manhã, em Pedro Afonso, fez uma caminhada da Avenida Pedro Mariano até o centro da cidade, onde recebeu apoio de comerciantes e moradores.
Em seguida, ao lado de Irajá, participou de uma reunião com apoiadores em Bom Jesus do Tocantins, entre eles, o ex-prefeito da cidade por dois mandatos, Jairton Castro.
No início da tarde, Gylwander foi a Centenário prestigiar o aniversário do ex-prefeito e seu apoiador, Antônio dos Reis. Já no final do dia voltou a Pedro Afonso para um “adesivaço” organizado por apoiadores, seguido do evento de lançamento oficial de sua campanha a deputado federal.