A gasolina deve ficar mais cara em todo o Brasil a partir de agosto, quando começam a valer as mudanças nas especificações do produto determinadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

 

No Tocantins o impacto deve ser de aproximadamente R$ 0,10 por litro na avaliação do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sindiposto). Apesar disso, a avaliação de Wilber Filho, que preside a instituição, é de que o ganho no rendimento da gasolina vai compensar a alta do preço.

Ele afirma que a expectativa é que os veículos fiquem até 10% mais eficientes com as alterações. A afirmação dele é semelhante a declaração da diretora de refino e gás natural da Petrobras, Anelise Lara, durante entrevista no fim de junho. Ela disse que o consumidor poderá rodar mais com menos. Apesar disso, especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que a redução no consumo deve girar em torno de 4%.

As mudanças valem para a gasolina tipo C (comum) e premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos. As alterações deixam o produto brasileiro com qualidade semelhante ao combustível produzido nos Estados Unidos e Europa. A expectativa é que a emissão de poluentes também diminua.

O Sindiposto afirma que as revendedoras do Tocantins já foram comunicadas da mudança e que a expectativa é por uma transição tranquila. A mudança começa a valer em 3 de agosto.