A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que todos os hemocentros do Tocantins necessitam com urgência de doações de sangue. A Hemorrede do Estado, explica que as unidades já se encontram com estoque insuficiente, sendo necessário o abastecimento de todas as tipagens sanguíneas que, atualmente, apresentam índices alarmantes.

A superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, reforça a importância desse gesto de solidariedade, para ajudar quem depende de transfusão de sangue ou passa por atendimentos emergenciais nos diversos Hospitais do Estado Tocantins. A gestora ainda explica que “é necessário que o candidato à doação compareça as Unidades do Hemocentro usando máscaras, fazendo a higienização das mãos logo na chegada, não sendo necessários acompanhantes, só em situações determinadas e respeitar os limites que delimitados entre as cadeiras para manter o distanciamento entre as pessoas dentro da unidade”.

Os doadores podem efetuar suas doações com total tranquilidade e segurança, pois hemocentros do Estado estão realizando as doações com agendamento prévio. As unidades também seguem os protocolos de segurança estipulados pelo Ministério da Saúde (MS) para que se evitem aglomerações durante este período de pandemia.

As unidades de coleta de sangue da Hemorrede Tocantins em Augustinópolis e Porto Nacional funcionam de segunda a sábado das 07h às 12h30, a unidade de coleta anexa ao Hospital Geral de Palmas (HGP) de segunda à sexta-feira das 07h às 12h30, já o Hemocentro Coordenador de Palmas (região norte) e os Hemocentros de Araguaína e Gurupi atendem de segunda à sexta-feira das 07h às 18h30 e no sábado das 7h às 12h30.

Em Palmas, a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232 e 0800-6428822, em Gurupi no 3312-2237, Araguaína pelo 3411-2915, Porto Nacional no 3363-5161 e Augustinópolis pelo 3456-1153.

Critérios para doações

Para ser um doador é preciso estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter entre 16 e 69 anos e portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional). Os jovens entre 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais.