Tal pesquisa busca avaliar o impacto do componente genético como fator de risco para doenças cardiovasculares – Foto – Luciana Barros/Governo do Tocantins
O Hospital Geral de Palmas (HGP) fará parte de projeto multicêntrico de pesquisa, que visa avaliar, de forma pioneira, o impacto dos fatores de riscos genéticos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares na população brasileira. A unidade fará parte do estudo de casos-controle sobre doenças cardiovasculares ateroscleróticas, realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo e o Grupo Fleury, ambos reconhecidos pela excelência em assistência médica e pesquisa.
Uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde (MS), que relata que as doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 300 mil mortes por ano, sendo a principal causa de morte no país.
Segundo o médico cardiologista intervencionista do HGP, Dr. Andrés G. Sánchez, investigador principal do estudo: “CV-Genes é um estudo científico multicêntrico, que será realizado no HGP. Tem como objetivo principal a avaliação da informação genética como fator de risco independente ou em conjunto com os fatores tradicionais para o desenvolvimento de infarto de miocárdio, AVC e doença vascular aguda dos membros inferiores. Com este estudo, colocamos o HGP como um centro de pesquisa em trials de alto impacto clínico no mundo”, explicou.
A coordenadora do estudo, Camila Araújo, cita que “a participação de centros como o Hospital Geral de Palmas agrega representatividade ao estudo e que tal iniciativa é de extrema importância para entendermos o processo de adoecimento por Doenças Cardiovasculares Ateroscleróticas no Brasil. Camila ainda ressalta que o CV-Genes é um estudo sem precedentes, que agregará visibilidade internacional à pesquisa clínica brasileira”, declarou.
O projeto está alinhado com os objetivos do Plano Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Os dados de sequenciamento do genoma e os resultados da pesquisa serão integrados à base de dados genômicos do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de um perfil genético da população brasileira.
A pesquisa incluirá 1.867 pessoas com doença cardiovascular (casos) e 1.867 pessoas que não tenham doença cardiovascular conhecida (casos-controle). A iniciativa será realizada em âmbito nacional e ocorrerá nos principais centros de referência em cardiologia. Os participantes passarão por avaliação clínica, entrevista por meio de questionário estruturado, bem como coletas de sangue e urina, que serão utilizadas para análise bioquímica e genética. O sequenciamento genético e a análise de variantes serão realizados pelo Grupo Fleury.
Fonte – Ascom SES-TO