“Eu não tinha dinheiro nem para comprar pipoca para o meu filho”. Pode não parecer, mas essa frase é de Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas. Reconhecida no setor, a empresa faturou R$ 65 milhões no ano passado. A empresária se apresentou na Feira do Empreendedor 2018 e contou sobre os desafios que enfrentou durante a sua jornada empreendedora. Segundo ela, foram muitas tentativas e erros até chegar à formatação final do negócio.
Nascida em Passa Quatro, Minas Gerais, Luzia se mudou para Taubaté, São Paulo, assim que se casou. As dificuldades financeiras a incentivaram a vender biscoitos de porta em porta pela cidade. “Eu morava em um lugar que não tinha muitas opções para comer”, diz. Para suprir essa demanda, decidiu abrir uma lanchonete e, em seguida, migrar para o mercado de pizzarias.
“Cometi um erro muito comum, que foi o de misturar os bolsos”, explica, ao falar sobre as dificuldades em administrar o orçamento do negócio. Embora a família tenha aumentado o padrão de vida, começou a ficar muito endividada, o que levou à falência da pizzaria. Luzia aconselha o empreendedor a ficar atento à gestão financeira do negócio e a não ter orgulho de pedir ajuda quando necessário.
“Fomos morar em uma casa de pau a pique na beira do rio”, relembra. A família queria que ela desistisse do empreendedorismo, mas a mineira optou por tentar mais uma vez. Foi com a venda de pirulito que ela se reergueu. Mas não ficou no ramo de doces por muito tempo.
Luzia se mudou com a família para Ubatuba, São Paulo. Após fazer um curso de estética, decidiu abrir uma tenda de massagem na praia. “Durante o dia, eu fazia massagem na beira do mar e, à noite, atendia na casa dos clientes”, relembra.
O acerto
Com intuito de oferecer serviços de estéticas em Taubaté, a empreendedora voltou para a cidade de onde saiu “quebrada”. Começou atendendo clientes em escolas. Depois, montou um espaço que, além de virar um local de atendimento, também se tornou um centro para treinar novos profissionais. No início, Luzia oferecia diversos serviços, como depilação, limpeza de pele e sobrancelhas.
Com o tempo, ela se especializou em fazer sobrancelhas personalizadas e criou a empresa Sóbrancelhas, em 2013. “Usamos técnicas diferentes, como aplicação de henna, alongamento de cílios, progressiva de sobrancelhas e depilação da linha facial”, explica. De acordo com ela, os serviços custam em média R$ 40.
“É preciso se reinventar para pode fazer a diferença”, afirma Luzia, ao falar sobre as lições que aprendeu durante a sua jornada empreendedora.
Fonte: Revista PEGN