Homem foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável – Foto: DICOM SSP TO

 

Homem teria abusado sexualmente da vítima por várias vezes e foi condenado a mais de 10 anos de prisão

Um homem de 73 anos foi preso por estupro de vulnerável. A prisão aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, em continuidade às ações da operação Hagnos, de combate aos crimes de violência contra crianças e adolescentes. A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio de ação realizada pela 2ª Delegacia de Atendimento a Vulneráveis (DAV – Araguaína).

A ação contou com apoio da equipe do Sistema Integrado de Operações (SIOP), sob o comando do diretor e delegado Anderson Casé.

O delegado Charles Arruda destacou que a operação que resultou na localização e captura do indivíduo, foi deflagrada quando os policiais civis da Unidade Especializada tomaram conhecimento da existência de um mandado de prisão, expedido pela Vara Especializada no Combate a Violência e Familiar contra a Mulher de Araguaína, contra o idoso.

Desse modo, as equipes policiais passaram a diligenciar e, na manhã de hoje, conseguiram localizar o paradeiro do indivíduo e efetuar a prisão do mesmo. Em seguida, ele foi conduzido à sede da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil e, logo após a adoção das medidas de praxe, recolhido à Unidade Penal Regional de Araguaína, onde deverá dar início ao cumprimento da pena a qual foi condenado.

 

Operação Hagnos

 

A iniciativa está integrada à operação Hagnos, que tem como objetivo combater os crimes de violência contra crianças e adolescentes em todas as cidades do Tocantins durante o mês de novembro. A operação Hagnos, cujo significado é ‘sagrado’ em grego, é supervisionada em todo o território nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No Tocantins, essa responsabilidade é da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

A operação Hagnos acontece de forma integrada e, no Estado do Tocantins reúne a Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Corpo de Bombeiro Militar, Guarda Metropolitana e Conselho Tutelar.

 

Denúncias

Os casos de denúncias que envolvam abuso infantil podem ser realizados por meio do Disque 100, pelo canal Ouvidoria da Mulher (180), ou ainda, de forma presencial, em qualquer Delegacia de Polícia Civil do Estado do Tocantins.