Ao cumprir as metas de constantes melhorias, sobretudo em áreas sensíveis com infraestrutura, segurança, educação e saúde, implementadas pelo governador Mauro Carlesse, o mês de fevereiro foi marcado por importantes ações do Governo do Tocantins na área da saúde pública. Dentre os trabalhos realizados, estão entregas de equipamentos e aperfeiçoamento de serviços nas unidades hospitalares do Estado.
No Hospital Regional de Paraíso (HRP), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou um sistema para melhor fluxo de leitos. Com isso, a gestão adotou um sistema que facilitará o acompanhamento da evolução da demanda, a alocação do paciente, observando ao mesmo tempo, a disponibilidade dos leitos e a avaliação de risco feita para cada um deles. O objetivo é evitar internações mais longas que o necessário, ao corrigir falhas e liberar os leitos para outros pacientes, otimizando assim o fluxo e garantindo a segurança do paciente.
Em Miracema, o Hospital de Referência (HRM) recebeu, por meio da SES, um novo intensificador de imagens. Com o aparelho, será possível diminuir o tempo cirúrgico, realizar cirurgias mais complexas e alcançar melhores resultados.
Para os pacientes, o ganho vem para cirurgias com necessidade de cortes menores (minimamente invasivas) e com resultados finais alcançados com maior precisão. Já para a equipe cirúrgica, o ganho é principalmente em relação à exposição à radiação, que é significativamente menor em relação ao aparelho antigo, que só era capaz de realizar imagens dinâmicas, além da obtenção de imagens de melhor qualidade, o que permitirá, ao cirurgião, obter maior precisão na técnica cirúrgica.
Ainda em Miracema, 25 pacientes do município e de cidades circunvizinhas, que aguardavam a realização de cirurgias eletivas, participaram neste mês de mais um mutirão do Opera Tocantins no HRM. Foram realizados procedimentos de histerectomia, laqueadura tubária, perineoplastia, miomectomia, postectomia, vasectomia e varicocele.
Já em Palmas, o Hospital Geral (HGP) aperfeiçoou os serviços de apoio e aumentou em 75% a capacidade da lavanderia. Para atingir tal percentual, o serviço conta com equipamentos de tecnologia de ponta, que garantem mais segurança com um serviço de lavagem automatizado. No local, são realizadas lavagens de roupas cirúrgicas, capotes, lençóis, aventais, conjuntos privativos dos trabalhadores e pijamas usados pelos pacientes internados.
Atualmente, a demanda do HGP é de 5 toneladas por dia. Com os novos equipamentos, a unidade poderá lavar até 9 toneladas de roupas em 24 horas.
Dona Regina vai passar por reforma
Referência no atendimento de gestantes em todo o Estado, o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) vai passar por reforma. O Governo do Tocantins vai investir cerca de R$ 3 milhões na obra que envolverá instalações elétricas e hidráulicas, em áreas de ambientação e recuperação.
Coronavírus e Aedes aegypti
No início deste mês, o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, participou, em Brasília (DF), de reunião com representantes todos os estados da federação e do Ministério da Saúde para alinhar estratégias e discutir detalhes dos planos de contingência dos estados que contemplam medidas de prevenção, vigilância e assistência para eventuais casos do novo Coronavírus (Covid 19) no Brasil.
A SES também reuniu todos os diretores-gerais e diretores técnicos dos hospitais estaduais para apresentação e discussão do Plano de Contingência do novo Coronavírus, desenvolvido pela equipe técnica da pasta, que objetiva o possível manejo de pacientes infectados por Coronavírus, no Tocantins.
Já em relação ao mosquito da dengue, a SES retomou no último dia 12, em Palmas, as atividades da Sala Estadual de Combate ao Aedes aegypti para avaliação das ações e definições de novas atividades para este ano. O Estado irá trabalhar com 29 municípios prioritários para o combate ao mosquito.
fonte: Secom