O governador Mauro Carlesse autorizou nesta quarta-feira, 16, a realização de estudos de viabilidade de transferência de gestão do Hospital Municipal José Sabóia, de Tocantinópolis, para o Estado. O ato, também assinado pelo prefeito Paulo Gomes (PSDB) e pelos secretários de saúde do Estado e Município, é uma antiga reivindicação da comunidade local, que espera por melhor oferta dos serviços de saúde.

Para o prefeito Paulo Gomes, a regionalização do hospital é o maior ganho dos últimos 30 anos no município. Segundo ele, a unidade atende atualmente dez cidades da região de Tocantinópolis, e a transferência para o Estado o transforma, de fato, em hospital regional. “O governador vem mostrando preocupação com a saúde, e nossa comunidade tem muito a ganhar em qualidade e eficiência no atendimento”, comemorou.

De acordo com o governador Mauro Carlesse, a regionalização é uma demanda de muitos municípios tocantinenses, hoje sem condições de manter seus hospitais. “Os recursos são insuficientes e as prefeituras passam por muitas dificuldades para manter o atendimento à população”. A partir da regionalização, o hospital de Tocantinópolis passará a oferecer serviços de média complexidade, possibilitando aos pacientes tratamento no próprio município.

Colinas

No início de seu governo interino, o governador Mauro Carlesse também autorizou estudos para a regionalização do hospital de Colinas, por solicitação do prefeito Adriano Rabelo e comunidade local. Entre as medidas a serem adotadas está a melhoria da estrutura física das unidades regionalizados e a oferta de especialidades médicas inexistentes nesses locais.