JUNHO AMBIENTAL GAZETA DO CERRADO

Por Marco Aurélio Jacob

O Governo Federal destinou o maior fundo da história do Instituto Chico Mendes, ICMBio, responsável pela supervisão dos parques nacionais e a preservação dos biomas brasileiros como o Cerrado.

Porém, pela primeira vez na história da instituição o presidente Temer está leiloando o cargo a políticos sem nenhuma experiência técnica na conservação e administração ambiental.

INTERESSES

Será que ele está utilizando o método Petrobrás? Destruir para vender barato e depois aumentar o preço da gasolina para dar lucro aos países estrangeiros como os EUA, que passaram de 20% para 83%, principal fornecedor de gasolina e diesel para o Brasil. Quem foi o maior privilegiado pela tomada do poder por Temer e seu grupo obscuro pelo poder no Brasil?

Aumento da importação de Gasolina e Diesel dos Estados Unidos

No caso do meio ambiente o interesse pode ser em várias frentes, dependendo do interesse, inicialmente o uso político do orçamento de um bilhão e meio em ano eleitoral é sempre bem vindo, ainda mais com um candidado que era justamente o Ministro da Economia, ou então, o que é mais preocupante, poder reduzir as áreas de preservação e repassar suas áreas do entorno para os aliados, também em troca de alianças e benefícios.

A população deve abrir os olhos a todos os métodos de corrupção e formas de preservação do poder, pois em pouco tempo vimos o Brasil de estável a passar e ainda está passando, por sua maior crise da história. E não é só por causa dos caminhões. E sim pela má administração histórica. A exemplo da ferrovia Norte Sul que foi iniciada em 1986 pelo então presidente José Sarney e até hoje não foi concluída, e nenhuma malha ferroviária ser interligada a outra. Ou mesmo construção de eclusas nas hidroelétricas que permitiriam as hidrovia brasileiras.

Sarney inaugura trecho da Ferrovia Norte-Sul em 1989

Documento da Presidência da República de 7 de abril de 1989 – Inauguração da Ferrovia Norte-Sul em Santa Inês o qual José Sarney inaugura trecho do Maranhão, seu estado, da Ferrovia  que iria, inicialmente até o Rio Grande do Sul.

Projeto Ferrovia Norte-Sul

São homens como Sarney, que tinham justificativas tecnicas para tudo, assim como este governo e os governos militares, que o Brasil se perdeu no tempo e retrocedeu em sua linha de desenvolvimento. Se deixou acabar nas mãos dos grupos cada vez mais gananciosos. Como as instituições financeiras, como Bradesco, Itau ou Santander, que não tiveram praticamente nenhum balanço trimestral negativo em sua história. E cobrando juros 10 vezes maiores que em outros países.

https://veja.abril.com.br/politica/na-mira-da-pf-ferrovia-foi-idealizada-no-governo-sarney-e-esta-longe-de-ser-concluida/

Devemos lembrar que a natureza não está a serviço do ser humano e nem conseguirá se manter sem que o uso racional seja colocado em prática.

Até quando a sociedade irá destruir para começar a reconstruir. Só que tem um limite do irrecuperável, como aconteceu com a região do sertão e da caatinga nordestina.

Biomas Brasileiros

ICMBio

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia, isto é, um órgão da Administração Pública com o poder de auto-administração, nos limites estabelecidos em lei que a cria. O ICMBio foi criado pela Lei 11.516, de 28 de agosto de 2007, sendo vinculado ao Ministério do Meio Ambiente como parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

A principal missão institucional do ICMBIO é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental através da administraçãodas Unidades de Conservação (UCs)federais. Nesta atribuição se incluem as competências para apresentar e editar normas e padrões de gestão; propor a criação, regularização fundiária e gestão de UCs; e apoiar a implementação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).