ICMS Ecológico: Municípios têm 30 dias para protocolar processo no Naturatins

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 15/02/2019

Última atualização em 15/02/2019 12:17

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Nesta sexta-feira, 15, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alerta os gestores municipais de todo o Estado, que se aproxima o encerramento do prazo, para protocolo do formulário e de comprovantes da realização de atividades ambientais durante o exercício 2018, a fim de habilitar o município à participação nos recursos do ICMS Ecológico.

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.

Em 2018, o Naturatins publicou, por meio da Portaria nº 376, a medida que institui os novos índices de composição da parcela do ICMS Ecológico, com a finalidade de incentivar os municípios a legislarem sobre a estruturação e implementação da Política Municipal de Meio Ambiente, da Agenda 21, entre outros.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, destacou o crescimento de municípios participantes. “No ano passado, 135 dos 139 municípios do Estado se habilitaram aos recursos do ICMS Ecológico. Foram beneficiados quatro municípios a mais que no ano anterior. O Instituto realizou um Workshop, em seis polos municipais, de norte a sul do Estado. Na oportunidade foram capacitados representantes, quanto ao preenchimento do formulário, comprovação das ações ambientais locais realizadas no exercício de referência e protocolo do processo no Naturatins. Esse é um trabalho persistente, pois a meta é alcançar 100% dos municípios”, enfatizou.

Dos 139 municípios do Tocantins, apenas os municípios de Palmas, Santa Fé do Araguaia, Barra do Ouro e Presidente Kennedy, não entregaram a documentação dentro do prazo em 2018, portanto não foram beneficiados pelo recurso.

A cartilha e a legislação estão disponíveis, via internet, noendereço www.naturatins.to.gov.br ou diretamente por meio do link  http://naturatins.to.gov.br/icms-ecologico/. Os interessados podem enviar suas dúvidas sobre procedimentos para o email [email protected]gmail.com ou ainda buscar esclarecimentos pelo telefone (63) 3218-2693.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]