O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) participou, na manhã desta segunda-feira, 17, juntamente com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), da inauguração do Projeto de internet para comunidades tradicionais do Tocantins. O primeiro local a receber a torre de conectividade Wi-Fi foi o quilombo Prata, localizado no Jalapão.
Idealizador do projeto, o parlamentar apresentou a proposta ao Governo do Tocantins no início do mês de março e a ideia central consiste na instalação e disponibilização de internet gratuita em espaços públicos como praças, feiras livres e outros locais que possibilitem a conectividade para a população de quilombos, comunidades rurais e comunidades indígenas.
“Estou muito feliz em ver este projeto avançando. Vivemos na era da conectividade, em que basicamente tudo é feito online. A gente estuda, se informa, compra e paga pela internet, e aqui no Tocantins ainda observamos a falta de acesso ao ambiente digital em diversas comunidades. Promover a inclusão digital dessas regiões é essencial para garantir melhores políticas públicas em comunicação, educação e desenvolvimento como um todo”, defendeu Léo.
O deputado também parabenizou o governador Wanderlei por abraçar a ideia e colocar o projeto em prática rapidamente. “Quero parabenizar o nosso governador pela sensibilidade e agilidade para tocar os bons projetos. Serão centenas de postos de internet espalhados por todo o Tocantins e tenho certeza que facilitará muito a vida das pessoas que vivem nestas comunidades”, destacou Léo.
Também estiveram presentes na inauguração do , o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), o secretário de Estado do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, e o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha.