O Boletim Epidemiológico de Palmas desta segunda-feira, 20, traz a confirmação do 29º óbito por complicações ocasionadas pela Covid-19 na Capital. O paciente era um homem de 73 anos que tinha hipertensão e estava internado em um hospital particular no município. Assim, a taxa de letalidade chega a 0,8%.
Após 126 dias de monitoramento, Palmas confirma mais 18 casos novos da doença e soma, até o momento, 3.577 casos acumulados. Deste número, 2.196 estão recuperados, 1.338 cumprem isolamento domiciliar e 14 estão internados. A Vigilância Epidemiológica também informa que o município registra 20.326 notificações para síndrome gripal. Desse número, 7.968 diagnósticos foram descartados para o novo coronavírus.
Após investigação, a Vigilância constatou que um paciente informado em boletim anterior é morador de Lajeado e não de Palmas. Os dados do paciente foram retirados do banco da Capital e encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que seja acompanhado pelo município de origem.
Testes
Na última rotina de exames para detectar Covid-19, 99 testes para diagnóstico foram realizados na Capital. O Laboratório Municipal de Palmas testou 68 pessoas e todas tiveram diagnóstico negativo. O Laboratório Central do Estado realizou 23 testes e dez testaram positivo para a doença. Já a rede privada testou oito pessoas e todas tiveram diagnóstico positivo.
Internações
A taxa de ocupação hospitalar de Palmas neste domingo, 19, era de 53,7%. Os leitos clínicos públicos e privados estavam com 36,1% de suas instalações ocupadas. Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a taxa de ocupação é de 74,2%.
Estado de saúde
Em Palmas, 14 pacientes residentes da Capital estão internadas com Covid-19 no município, sendo sete graves e sete estáveis, além de outros 14 internados com suspeita para a doença. O Boletim Epidemiológico traz a informação de pessoas de outras localidades internadas em Palmas, que somam 25 pacientes, sendo 20 graves e cinco estáveis, como também mais seis pacientes com suspeita para a enfermidade.
Contágio
Do total de casos acumulados desde o início de pandemia, 1.797 (50,2%) se contaminaram por transmissão comunitária, 1.487 (41,6%) tiveram contato com caso confirmado em Palmas, 127 (3,6%) viajaram ou tiveram contato com caso confirmado em outros Estados, 122 (3,4%) viajaram ou tiveram contato com caso confirmado no interior do Tocantins, 37 (1%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,2%) viajaram para outros países.