Hospital Geral de Palmas – Foto: Divulgação

Um idoso que vivia no abrigo Tia Angelina, em Porto Nacional, veio a óbito nessa quarta-feira, 24, vítima da Covid-19. O paciente era Manoel Martins, de 83 anos. Ele foi diagnosticado com a doença junto com outros 13, além de cuidadores do instituto de longa permanência. Quatro pacientes seguem internados.

Conforme a Prefeitura, após ter o resultado positivo, no dia 16 de fevereiro, Manoel foi internado no Hospital Regional de Porto Nacional. No dia 20 ele foi transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e, no dia seguinte, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da mesma unidade, mas não resistiu.

Os outros pacientes continuam sendo acompanhados diariamente por uma médica infectologista. Quatro seguem internados no Hospital Regional da cidade e os demais são atendidos no abrigo. A vigilância epidemiológica de Porto Nacional está acompanhando os casos.

Dos 19 idosos que viviam no local, 14 foram infectados. A Prefeitura afirmou que todos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no fim de janeiro.

Três cuidadores do instituto também testaram positivo para a doença. Segundo a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Lilian Caroline Brito, eles teriam contraído a doença fora da casa de permanência.

As pessoas que vivem no instituto de longa permanência João XXIII foram testados, mas no local não houve confirmações de coronavírus.