Com o avanço tecnológico, a produção audiovisual ficou mais acessível, inclusive para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, que atualizaram a máxima uma “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, para um “smartphone na mão e uma ideia na cabeça”, e transformaram suas ideias em histórias que irão da tela do celular para a tela do cinema no III Festival de Cinema Estudantil Você na Tela. O Festival acontece de 19 a 21 de setembro no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Nesta edição, 32 equipes transformaram suas ideias em filmes, dos quais 21 foram selecionados para as Mostras Competitivas: Pequeno Cineasta e Jovem Realizador. Além de terem seus filmes exibidos, os pequenos cineastas concorrem a troféu e a uma releitura profissional do melhor filme. Em 2017, o filme Menina Bonita de Trança foi selecionado, e sua releitura já ganhou o prêmio de melhor trailer no 46º Festival de Gramado, e está concorrendo em diversos festivais de cinema do País.
Promovido pela Fundação Cultural de Palmas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Você na Tela tem, entre seus objetivos, inserir os estudantes no contexto da produção audiovisual, nesse sentido a refilmagem leva os estudantes para conhecerem o set de produção e entenderem um pouco sobre como funciona uma produção audiovisual profissional. “O Festival é um instrumento de formação de novos realizadores, a exemplo do filme Menina Bonita de Trança, da segunda edição”, ressalta a coordenadora do projeto, Elisângela Dantas.
Desde a sua criação, em 2016, o Festival dobrou de tamanho, com maior participação de estudantes e escolas, de 16 filmes na primeira edição, passou para 32 em 2018. “O Você na Tela é um Festival único, que nos enche de emoção. É um formato inusitado, feito por crianças para crianças. É um evento que se consolida a cada edição, este ano tivemos o dobro de inscritos, e esperamos que este sucesso só venha a crescer, que nesta edição também tenhamos grandes histórias”, afirma o presidente da FCP, Giovanni Assis.
Para o professor de Língua Espanhola/Produção e Pesquisa, na Escola Luiz Nunes, Ademir Bandeira, O Você na Tela promove “a valorização da produção audiovisual estudantil, oficinas de formação, e a oportunidade de fala dos alunos”, além da “disponibilidade de tela para rodar as produções estudantis”.
Participando do projeto há 03 anos, a professora da Escola de Tempo Integral, Padre Josimo, Jessika Villalon Sousa Cruz, destaca a motivação dos alunos. “Incentiva a intertextualidade, a criatividade, a produção escrita e audiovisual e também a teatral. Eu vejo esse Festival como um grande estímulo para os alunos, eles se sentem motivados, atraídos e empolgados”, disse.
Luiz Bolognesi
O Você na Tela contará ainda com um bate-papo com o roteirista e diretor, Luiz Bolognesi, na quinta-feira, às 16 horas. Luiz Bolognesi é roteirista e diretor de cinema, premiado no Annecy (França) com o longa de animação Uma História de Amor e Fúria. Em 2015, desenvolveu os roteiros dos longas-metragens: Elis, Como Nossos Pais e Bingo – O Rei das Manhãs que Indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Melhor Roteiro Original.
Programação
Quarta: 19/09/2018
14h30 – Abertura do Festival
15h-30 – Mostra competitiva Pequeno Cineasta
O Reencontro
O Outro Lado Da Moeda
Um Sonho De Criança
Histórias Que Chegaram Até Aqui
O Silêncio Não É Uma Opção
O Jeito Certo De Agir
Inocência Perdida
A Mala Mágica
Quinta: 20/09/2018
9h30 – Mostra competitiva Jovem Realizador
A Lenda do Urso Mal-Assombrado de Raposa Serra do Sol
Os Oito Porquês Do Bullying na Convivência Escolar
O Professor com Deficiência Visual no Ensino da História: Adaptação e sucesso
14h – Mostra competitiva Jovem Realizador
A Revolução e a Era Moderna
A Sonhadora
Amizade
Bullying x Respeito
Mais Uma História Sobre Corrupção
O Respeito Vem da Convivência
Racismo
Se Fosse Assim
Os Noivos
16h -Bate papo com o diretor e roteirista Luiz Bolognesi
Sexta: 21/09/2018
9h30 – Mostra não competitiva
10h – Mostra competitiva Pequeno Cineasta
O Reencontro
O Outro Lado Da Moeda
10h30 – Mostra competitiva Jovem Realizador
Ryan E Seus Amigos: Um Dia “Normal”
Mais Uma História Sobre Corrupção
O Respeito Vem da Convivência
Racismo
Se Fosse Assim
Os Noivos
19h – Cerimônia de premiação no Theatro Fernanda Montenegro