Para atendimentos Centro-Norte do Tocantins, Instituto Médico Legal (IML), foi inaugurado na última terça-feira (11), em Colinas.  O espaço só foi possível após assinatura de um acordo de cooperação técnica, entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), do Governo do Estado, assinado em setembro.

Este é o 3º Núcleo Regional de Medicina Legal da região e realizará pericias médico-legais em casos de crime contra a integridade física da pessoa, bem como a realização de exames de corpos de pessoas vivas ou mortas e outros procedimentos.

Para a perita oficial e diretora do IML Georgiana Ramos esta foi uma grande conquista. “Diante das dificuldades Colinas foi escolhida como sede desta região. Eu, juntamente com o perito Divino Meneses procuramos o prefeito Adriano Rabelo, ele ao saber que tudo era resolvido em Palmas ou Araguaína, se sensibilizou com nossa realidade, nossos problemas e nos cedeu o prédio de uma creche, que estava desativado”, contou.

Na oportunidade a diretora entregou para o prefeito, e ao vereador Antônio Pedrosa (Azia) que na Câmara, contribuiu para que o termo de cooperação fosse votado e aprovado, uma placa de homenagem especial de agradecimento e reconhecimento de parceria.

“Determinados casos no Município e região, eram encaminhados para o IML de Araguaína ou Palmas, como explicou a diretora do IML. Agora, vão poder ser feitos aqui em nossa cidade agilizando os trabalhos e dando tranquilidade às famílias, muitas das vezes em momentos difíceis. Não só Colinas ganhou, mas todas as cidades circunvizinhas”, pontuou o prefeito Adriano Rabelo.    

“Um processo que virou realidade de forma muito rápida, por conta da vontade das partes. Essa é uma marca da gestão, tanto da Prefeitura de Colinas, quanto do Estado”, ressaltou. O secretário dá SSP, Cristiano Barbosa.  

Participaram da solenidade de inauguração, além do prefeito Adriano Rabelo, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, superintende da Polícia Cientifica, Nilciane Martins, vereadores Marcão da PRF, Antônio Pedrosa, Raimundinha Augusto Agra, delegados equipes do IML e outras autoridades.  

IML

O Tocantins possui oito unidades do IML. Com a nova estrutura do IML de Colinas, os municípios circunvizinhos de Pequizeiro, Juarina, Bernado Sayão, Pau D’arco, Arapoema, Bandeirante, Palmeirantes e Brasilândia vão poder contar com os serviços de exames necroscópicos cadavéricos e remoções e também um novo veículo, entre outros.

Fonte: Ascom Colinas do Tocantins