Sede do Ministério Público do Tocantins – Foto – Marcelo de Deus/MPTO
Durante o ano de 2022, a Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO) recebeu quase quatro mil manifestações, entre elas, reclamações, sugestões, pedidos de informação, críticas, elogios e representações.
A maior quantidade de representações está relacionada a condutas praticadas por agentes públicos na administração pública, com 1.322 recebimentos. Essa é uma manifestação recorrente na Ouvidoria do MPTO nos últimos anos.
As violações a direitos das áreas de saúde, educação, meio ambiente e eleitoral aparecem na sequência de assuntos mais frequentes nas representações.
O canal de comunicação mais utilizado pela população foi o site, responsável por receber 2.726 manifestações, aproximadamente 69% das representações, seguido pelo whatsapp, com 550 manifestações. Lembrando que o whatsapp foi disponibilizado pelo MPTO em 2021 e se tornou um dos principais meios de acesso à Ouvidoria.
No mesmo ano, o MPTO também instalou a Ouvidoria da Mulher, que presta atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.
Em 2022, foi criado o perfil de Instagram que tem link direto para os canais de comunicação da Ouvidoria. Também foi desenvolvido o aplicativo “MPTO Cidadão”, que possibilita acesso fácil, ágil e disponível 24h.
Os demais canais utilizados para manifestações foram e-mail, telefone, correspondência e atendimento presencial.
Canais
• Site https://mpto.mp.br/ouvidoria: preencher o formulário que consta no link “Manifestação”, no menu superior da página da Ouvidoria;
• WhatsApp: (63) 99100-2720;
• Telefones: (63) 3216-7598; (63) 3216-7575; (63) 3216-8852 e 127 (ligação gratuita);
• E-mail: [email protected];
• Correspondência: endereço Quadra 202 Norte, Avenida. LO 4, Conjunto 1, Lotes 5 e 6, Plano Diretor Norte, CEP 77.006-218, Palmas-TO;
• Ouvidoria da Mulher: 127 ou pelo telefone exclusivo (63) 3216-7586, que também funciona como WhatsApp.
Fonte – Ascom MPTO