O Governo do Tocantins mobilizou nesta sexta-feira, 16, uma força-tarefa para acompanhar e intensificar os esforços no combate ao incêndio florestal que atingiu o Parque Estadual do Cantão (PEC), região centro-oeste do Estado. O trabalho das equipes de combate resultou na extinção do fogo, garantindo a proteção da Unidade de Conservação (UC).
A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO); e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSPTO), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que viabilizou o rápido deslocamento das equipes para áreas de difícil acesso e facilitou a identificação dos focos de incêndio.
A decisão de formar a força-tarefa surgiu da necessidade de intensificar as ações já em andamento desde a última segunda-feira, 12. O incêndio foi controlado graças a rápida atuação das equipes composta por 15 brigadistas do Naturatins, oito bombeiros militares, além da brigada municipal.
O presidente do Naturatins, Renato Jayme, destacou que a ação conjunta entre as instituições competentes, que se mobilizaram para garantir a implementação eficaz de todas as medidas necessárias, foi fundamental para o sucesso da operação de combate ao incêndio. “Nossa missão de preservação ambiental exige ação imediata diante das situações que enfrentamos. Assim que soubemos do ocorrido no Parque Estadual do Cantão, traçamos uma estratégia e definimos as equipes, contando com o valioso apoio do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Municipal de Caseara, da Secretaria de Segurança Pública e de todos os nossos brigadistas. Esse esforço conjunto foi fundamental para o sucesso na contenção dos incêndios. Com isso, estamos preservando cada vez mais o nosso Estado”, destacou.
O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, avaliou a situação atual do incêndio que atingiu cerca de 0,13% da área total do parque, destacando a exitosa operação coordenada para conter as chamas e proteger essa importante área de preservação ambiental. “A integração entre as instituições envolvidas foi essencial para a proteção do Parque Estadual do Cantão. O Naturatins, responsável pela gestão do parque, o Corpo de Bombeiros, a Segurança Pública e o suporte aéreo desempenharam papéis fundamentais no combate ao incêndio. As equipes trabalharam de forma coordenada e eficaz, conseguindo extinguir o incêndio principal”, enfatizou.
De acordo com o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, atualmente há apenas focos de incêndio isolados, e estão sendo tomadas as medidas necessárias para controlá-los. Ele informou que a próxima fase será de monitoramento, fiscalização e o acompanhamento contínuo. “Continuaremos com o apoio dos bombeiros militares e brigadistas no local, para prevenir novos focos de incêndio e assegurar a proteção dessa região”, concluiu Ornelas.