Fogo atingiu a Mata do Mamão – Foto – Reprodução

Equipe Gazeta do Cerrado

Um incêndio florestal atinge desde a semana passada a Mata do Mamão, na região da Ilha do Bananal. O local é morada de indígenas que vivem isolados e brigadistas estão lutando contra o fogo em um lugar que é de difícil acesso.

Vários vídeos cedidos pela TV Anhanguera e G1 Tocantins à Gazeta do Cerrado, mostra o relato de como os brigadistas estão fazendo para chegar até os focos. (Veja no final da matéria). 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estima que cerca de 4 mil hectares foram queimados, mas ainda não há informações sobre o total de hectares destruídos. O combate continua nesta quinta-feira, 7.

Mata do Mamão

Além de ser moradia de indígenas isolados da etnia Avá-Canoeiro, conhecidos como os Cara Preta, que foram avistados pela primeira vez em outubro de 2019, por brigadistas, a Mata do Mamão une também três dos maiores biomas do país, o Cerrado, Amazônico e Pantanal.

O  controle de acesso à área são feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Vídeos