A aeronave do Centro Integrado de Operações Áereas (CIOPAER-TO), unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), realizou na tarde deste sábado, 14 mais um voo em prol do combate às queimadas que lamentavelmente assolam o Estado. Dessa vez a missão foi combater um incêndio próximo ao Ginásio Ayrton Sena em Taquaralto e próximo a ponte do Jardim Aureny I, na região sul de Palmas. 

Acionada pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), a equipe do “Tocantins 01” decolou do Aeroporto de Palmas com equipamento acoplado ao helicóptero chamado de helibalde com capacidade de 545 litros. A bordo, a tripulação composta por três operadores, sendo dois pilotos e um operador aerotático, fizeram a captação de água próximo a Estação de Tratamento de Água de Palmas, sendo realizados 15 lançamentos, com um total de 7,5 mil litros nos focos de incêndios.

O Diretor do CIOPAER, Major Bruno Mendes, destacou a importância do trabalho de monitoramento, combate e fiscalização dos incêndios desenvolvido pela unidade. “Ser o apoio aéreo para essas missões é muito gratificante, pois ao lançar uma quantidade de água em fogo é possível diminuir a temperatura e possibilitar o trabalho de rescaldo efetuado em solo pelos brigadistas para extinguir o incêndio”. 

Para o supervisor de instruções e operações, Major Denys Dalla, há uma grande preocupação da Defesa Civil, após a primeira chuva principalmente na zona rural, pois há um entendimento cultural de atear fogo na pastagem para “limpar a área” e as cinzas servirem de adubo. “E aí fica nossa apreensão, pois na zona rural culturalmente após as primeiras chuvas de Setembro, coloca-se fogo no pasto para limpar e melhorar a “qualidade da terra”, pois as cinzas servem de adubo, na visão de algumas pessoas. Seja na zona urbana ou rural, isso só prejudica o meio ambiente, que é nossa casa e nosso local de trabalho”.
O Major lembrou a prevenção é mais fácil que o combate, já que muitas vezes todos os meios disponíveis não são suficientes para combater todos os focos que iniciam. 

Atuação CIOPAER

Ao longo da temporada do período de seca e combate às queimadas, o CIOPAER já realizou 149 lançamentos com o helibalde, um total de 74,5 mil litros de água. Dessa maneira o CIOPAER realizou em voos para Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins um monitoramento de mais de 9 horas de voo e combate à incêndio (lancamento/transporte Brigadistas) de pouco mais que 18 horas. Em um somatório de horas, o CIOPAER já realizou aproximadamente 27 horas de voos exclusivas no combate aos focos de incêndios no Tocantins.