Maju Cotrim
O novo coronavírus já se espalhou pelo Tocantins e o número de casos recuperados ainda está abaixo dos 20%.
Analisando os dados divulgados na última quarta-feira, 29 de abril, o Estado possui 139 casos. Desses, apenas 18% são de recuperados.
Palmas é quem apresenta o maior índice de recuperação. Dos 56 casos atuais, a taxa de é de 35%. Já em Araguaína, apenas 9% está recuperado dos 55 casos.
Agora, pelo menos 18 municípios já registraram casos de Covid -19 com destaque para Palmas, Araguaína e Guaraí, com os maiores números.
Leia: Região sul de Palmas concentra o maior número de casos de covid-19
A Gazeta levantou o índice de recuperados ou pessoas com alta segundo os dados oficiais: em Palmas dos 56 casos atuais a taxa de recuperação é de 35%, em Araguaína dos 55 casos a taxa de recuperação corresponde a 9%. No total, segundo os dados do último Boletim, são 18% de recuperados do Estado todo considerando os 139 casos (já que Palmas registrou mais que o divulgado pelo Boletim Estadual. A taxa de recuperados no Estado nas últimas semanas já foi de 40% dos casos confirmados. (Veja matéria da Gazeta sobre o assunto)
Internações
Sobre as internações: Palmas divulgou ter quatro, Araguaína atualmente tem oito. Na segunda maior cidade do Tocantins o índice de internações já chegou a 20% mas diminuiu hoje.
Das oito atuais internações em Araguaína apenas três são de moradores da cidade, segundo a Gazeta checou. A cidade já teve ainda cinco caminhoneiros, apenas um da cidade, que já testaram positivo.
Casos em Palmas
Palmas registrou mais oito diagnósticos positivos de Covid-19 nesta quarta-feira, 29, e já contabiliza 56 casos confirmados da doença. Além disso, foram descartados 562 casos e notificados como síndromes gripais um total de 1.600. Os dados são do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), que atualiza e divulga as informações sobre a pandemia diariamente no Boletim Epidemiológico.
Os perfis de gênero e faixa etária dos oitos casos confirmados nesta quarta-feira, 29, são: 01 (um) homem com idade entre 20 e 29 anos; 01 (uma) mulher entre 30 e 39 anos; 01 (um) homem entre 30 e 39 anos; 01 (uma) mulher entre 40 e 49 anos; 01 (um) homem entre 50 e 59 anos; 01 (uma) mulher entre 50 e 59 anos; 01 (uma) mulher entre 60 e 69 anos; e 01 (uma) mulher com idade entre 80 e 89 anos.
Casos em Araguaína
A secretaria de Saúde de Araguaína registrou mais 9 confirmações para covid-19 em Araguaína nesta quarta-feira, 29. 5 mulheres com idades de 19, 24, 35, 46, 70 anos e 4 homens com idades de 22, 30, 32 e 49 anos. Com esses, Araguaína chega a 55 casos confirmados e 5 curados.
.
ESCLARECIMENTO: O Lacen-TO registrou um dos casos de ontem com origem em Wanderlândia. Atualizando então: na terça-feira a cidade teve 46 casos de Araguaína que, somados ao 9 da última quarta-feira, confirmam 55 casos.
Casos em Guaraí
Os 7 casos de coronavírus confirmados no município são provenientes de duas famílias que tiveram históricos de viagens pelos estados do Pará e Ceará, além dos dois caminhoneiros de outros estados. Sendo assim, em Guaraí não consta contaminação comunitária.
A Vigilância Epidemiológica identificou que os primeiros dois casos voltaram de viagem com os sintomas de coronavírus, transmitindo para os outros pacientes.
A Prefeitura de Guaraí tem investido na reposição de insumos de proteção para o Almoxarifado Municipal da Saúde. Já estão sendo realizados testes rápidos no município e um decreto com novas medidas de prevenção e proteção está sendo elaborado para publicação nos próximos dias.
Todos os casos confirmados estão sendo monitorados, os familiares e amigos próximos, que tiveram contato, foram submetidos aos exames.
Casos em Gurupi
O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até às 17h desta quarta-feira, 29, dois resultados testaram positivo para a Covid-19 no município, sendo um homem de 28 anos e uma mulher de 44. Os dois pacientes apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.
O homem informou que fez viagem há três semanas dentro do Estado. A mulher, trata-se de uma técnica de enfermagem, ela informou que esteve recentemente no município de Cariri em contato com pessoas que apresentavam sintomas da doença.