Diplomação foi realizada pela 5ª Zona Eleitoral, com sede em Miracema do Tocantins (TO).

Candidatos eleitos em Tocantínia, na região central do Estado, receberam seus diplomas na tarde desta segunda-feira, 16, em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Ao todo, foram diplomadas 15 pessoas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), incluindo vereadoras, vereadores, 1º suplente, prefeito e vice-prefeita eleitos. O município pertence à 5ª Zona Eleitoral de Miracema. Na ocasião, seis indígenas da etnia Xerente foram diplomados.

Durante a cerimônia, o juiz eleitoral da 5ª ZE, Marcello Rodrigues de Ataídes, acompanhado do chefe de cartório, André Kim, conduziu os trabalhos e realizou a entrega dos diplomas, sendo nove vereadores eleitos, quatro suplentes, o prefeito e a vice-prefeita.

Os indígenas eleitos em Tocantínia ao cargo de vereador foram: Elso Krensu Xerente (PDT), com 225 votos; Leomar Wainne Xerente (PDT), com 219 votos; e Edimar Srênõkrã Calixto Xerente (PSB), com 165 votos. Como suplentes, a vaga na Câmara Municipal, Davi Kucanomirê Xerente (PSB), com 128 votos; Isaías Sizapi Xerente (PSDB), com 118 votos; e Jacira Sekwahidi de Brito Xerente (PDT), com 176 votos.

 

Participação indígena

 

Na Reserva Indígena Xerente, localizada no município de Tocantínia, 1.745 eleitores participaram das eleições municipais de 2024. Os eleitores estavam distribuídos em seis locais de votação exclusivos para indígenas, organizados em um total de dez seções eleitorais, garantindo maior acessibilidade e representatividade no processo eleitoral.

 

Objetivos Estratégicos:

 

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3- Fomentar a educação política da sociedade.

 

Rozeane Feitosa e Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)