Indígenas fecharam a TO-010 que faz acesso de Tocantínia a Palmas e a Lageado do Tocantins em protesto contra uma suposta agressão a um cacique idoso da etnia Xerente, por um motorista de empresa de transporte coletivo, que faz a linha entre Palmas e Tocantínia, no último sábado 30.
De acordo com o indígena Rogério Xerente, o Cacique Carlito Xerente estava embriagado e teve dificuldades em passar pela catraca do ônibus e por este motivo, foi empurrado para fora do coletivo e agredido fisicamente pelo o motorista que irritou-se com a situação.
Segundo Rogério Xerente, as cinco aldeias do Tocantins estão representadas no protesto, pois há muito tempo existem registros de agressões por parte dos motoristas de transporte coletivo, contra os usuários indígenas. Incomodados com estes acontecimentos, a população indígena propõe uma reunião na próxima quarta-feira, 03, com representantes da Segurança Pública do Estado, Empresas responsáveis pelo transporte público na região, Ministério Público e a Funai para darem resolução a este e outros casos.
“Esta situação está incomodando a população indígena do município e nós propomos à Segurança Pública, as empresas, o Ministério Público e a Funai para tentarmos solucionar este problema e criarmos uma situação de igualdade, amizade entre toda a população”, disse.
Rogério afirma que a intenção da comunidade indígena não é ter conflitos, mas sim colocar um ponto final nos casos de agressões “Não queremos entrar em conflito com a população, mas isso está se estendendo demais e hoje para nós tem que haver um ponto final nesta história”, finaliza.