O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu nesta segunda, 8, o gerente executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes), Gilson Cabral. Na pauta do encontro, as atividades e desafios deste setor que representa uma das principais forças econômicas do Tocantins.

O representante da entidade que hoje possui nove empresas de grande porte e geradoras de emprego e renda em diversos municípios do Estado informou que a busca pela aproximação institucional com o Governo visa o desenvolvimento econômico do Tocantins.

Tocantins é um dos estados brasileiros com maior tradição na criação de bovinos de corte, e também conta com um parque industrial para abate e processamento de carnes em franco desenvolvimento.

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as empresas frigoríficas reduziram suas atividades para 18%, em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, duas empresas começaram a fornecer carne para o mercado chinês. “Estamos nos adequando à situação, reduzimos os abates, mas precisamos do apoio do Governo”, disse Gilson.

O governador Mauro Carlesse está atendo às necessidades dos empresários tocantinenses e de toda a população”, disse Tom Lyra, enfatizando que a diversidade dos segmentos econômicos presentes no Estado e a necessidade de ouvir suas demandas setoriais.

Fonte: Ascom Seinc