FFLV ((Flores, Frutas, Legumes e Verduras) – Foto: iStock
Reunidos virtualmente, boa parte dos associados da PMA Brasil, entidade que representa da indústria de flores, frutas, legumes e verduras, discutiram os maiores desafios e as oportunidades de 2021, um ano que se mantém imprevisível em relação à demanda de consumo.
Produtores, distribuidores, varejistas e as maiores empresas de embalagens, das cinco regiões do país, debateram as principais dificuldades para um planejamento estratégico. As alterações climáticas, aumento de insumos e falta de embalagens são grandes preocupações, mas a incerteza da economia e a redução do poder aquisitivo são prioridades no radar do setor que alimenta a população.
“Desde o início da pandemia, o Conselho da PMA Brasil se reúne quinzenalmente para analisar a conjuntura e alinhar ações que possam mitigar problemas na cadeia de produtos frescos. Integrar os associados permite analisar o cenário de todo o país, ajuda a mapear demandas e procurar soluções que não afetem o abastecimento e aumente o consumo, na pegada da saudabilidade”, explica Valeska de oliveira, representante da PMA no Brasil.
Os principais desafios da indústria de FFLV são: aumento de custos em geral – insumos, impostos – (22%); incerteza da economia- redução do poder de compra (22%); falta de embalagens (17%) e mudança dos canais de comercialização – ecommerce (13%).
A pesquisa também revelou, na opinião dos participantes, as principais oportunidades em 2021 são: a educação para o varejo e consumidor com destaque para benefícios de FFLV (23%), investir em e-commerce (16%), o Ano do FLV (14%) e o comportamento do consumidor (14%).