De Arraias – Maju Cotrim

Fervedouros, cachoeiras, vários tipos de turismo. O Tocantins é rico na área turística e muito do potencial ainda está em fase de descoberta. A Gazeta desceu para o Sudeste, para a centenária Arraias e descobriu o celeiro de atrativos recém-catalogados na cidade.

Arraias tem um “turismo em trânsito” já que fica na divisa entre Tocantins e Goiás e recebe muitos turistas da rota da Chapada dos Veadeiros. Localizada estrategicamente, Arraias se prepara para organizar seu fluxo, fazer a sinalização e o inventário turístico. Este ano já foram 300 turistas recebidos mas o potencial ainda é maior.

A Gazeta foi o primeiro veículo jornalístico do país a conhecer e mostrar um dos principais atrativos: a Cachoeira dos Macacos.

A Cachoeira dos Macacos pertence á família dos Oliveira capitaneada pelo Sr Petronildo de 86 anos. Simpático, ele nos recebeu junto com seis dos seus nove filhos. “Aqui esse cerradão é o que Deus nos deu”, disse á Gazeta.

Do início da propriedade até lá são 3,8 km a pé. No trecho, algumas paradas para descansar e o encontro com a história no muro construído pelos escravos. Arraias chegou a ter 70 mil deles. O muro é patrimônio cultural.

O valor do acesso é R$ 20 é só entra com guia que cobra R$ 130 e leva até oito pessoas com o carro da pessoa.

A caminhada tem trechos mais difíceis mas é indicada para todas as idades. A recompensa após uma hora de subidas é, além de um visual do cerradão, um verdadeiro oásis de águas azuis.

Beleza de encher os olhos! O nome é porque vários macacos sempre desciam para comer perto da cachoeira. No mês de outubro a queda de água aumenta.

O local é totalmente preservado.

Além da Cachoeira dos Macacos o local tem outros atrativos: a piscina encantada e o poço do pulo.

Agendamento e visitas: Thiago: 63-992960635

Veja algumas fotos exclusivas da Gazeta e em breve material audiovisual da nossa equipe vai mostrar imagens incríveis de todos os ângulos.