Uma infestação de gafanhotos causou prejuízos a produtores rurais, em Natividade. Segundo moradores, é possível ver os insetos por todas as partes da cidade o que tem assustado a população. Um dos produtores afetados, é o agricultor Diego Zaqueu Lang que possui uma plantação com 700 coqueiros.
Lang informou que produz coco e hortaliças a cinco anos e se prepara para fazer a colheita. “Os gafanhotos comem as folhas e elas param de fazer a fotossíntese”. O receio é que o surto dos insetos afete a produtividade.
O produtor disse ainda que jogou pesticidas na plantação e teme prejuízos.
“É a primeira vez que vejo isso e fazer o controle é difícil. À medida que alguns morrem, outros gafanhotos vão chegando”.
Um comerciante da cidade que também é produtor, disse que os gafanhotos estão por todas as partes. “Na minha propriedade, eles atacaram pés de coco e manga, tem uma praça que tem coqueiros antigos, não têm mais folhas, eles comeram tudo”, disse.
A informação é de que moradores têm registrado a infestação para cobrar providências de órgãos públicos.
Segundo o zootecnista Fábio Suarte, os insetos viram do estado da Bahia.
“Esse gafanhoto é mais conhecido como gafanhoto do coqueiro, é da região da Bahia e foi trazido para nossa região através de tubetes que vieram com os eucaliptos plantados na região de Príncipe [distrito de Natividade] onde se desenvolveram muito bem. Não tem predadores para eles na nossa região e hoje temos grande infestação e só agora a população está vendo a quantidade de gafanhotos que está tendo”.
O especialista disse ainda que o os gafanhotos não oferecem risco à saúde.
*Com informações do G1 Tocantins