Maju Cotrim
O sábado foi agitado no Tocantins após um alemão de 33 anos estar com suspeita do vírus 2019-nCo. Ele desembarcou no Estado na sexta-feira, 31. Um boletim médico emitido pela área da Saúde atualiza o estado de saúde dele.
Veja a íntegra do boletim médico:
A Secretaria de Estado da Saúde SES, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, esclarece que o caso de Síndrome Respiratória Aguda em paciente oriundo da Alemanha, está sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS) e que o mesmo apresenta condições clínicas estáveis, recebendo os cuidados necessários da equipe do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.
Acompanhando todos os processos, a área técnica de Vigilância em Saúde e o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) iniciaram os procedimentos técnicos para prosseguimento das apurações necessárias. As amostras respiratórias foram utilizadas pelo Lacen para realização de exames para vírus respiratórios mais comuns, como Influenzas e Rhinovirus, resultados que serão apresentados ainda no início da próxima semana.
Caso os exames preliminares descartem essas possibilidades, as amostras seguirão para o laboratório de referência nacional, definido pelo Ministério da Saúde (MS), para análise e consequente confirmação ou descarte do Coronavírus. No caso do Tocantins, as amostras serão enviadas, caso necessário, para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ) e não há previsão para que a análise seja divulgada, assim, ainda não é possível confirmar ou descartar a suspeita.
Na hipótese do quadro se agravar, ou da confirmação laboratorial para Coronavírus, o paciente será transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP), relacionado pelo MS como a unidade de alta complexidade de referência no Tocantins para estes casos. No hospital, 17 leitos foram separados, destes, 14 são direcionados para internação e outros três para cuidados semi-intensivos, com devido isolamento requerido para estes casos.
Por fim, a SES solicita que a população tocantinense consulte os canais oficiais do Governo do Tocantins para evitar mensagens falsas que criam alarde para um caso que está sendo conduzido com seriedade e segurança por parte de toda equipe técnica envolvida no acompanhamento do caso.
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins
O caso
Segundo o governo do Tocantins, a suspeita começou a ser investigada em busca da confirmação. Os sintomas dele são compatíveis com o da doença.
Ele teria se sentido mal nessa sexta-feira e deu entrada no hospital com quadro de síndrome respiratória. O alemão foi atendido durante todo o dia no Hospital Regional de Porto Nacional.
Em nota a secretaria afirmou que desde o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Tocantins desenvolveu o Plano Estadual de Contingência e está preparado para investigar possíveis casos do novo Coronavírus no Estado.
As equipes da Gazeta estão acompanhando o desenrolar do caso com base nos boletins médicos e alerta para informações não oficiais que as vezes causam pânico desnecessário.
Uma mulher que se identificou como familiar do alemão afirmou nas redes sociais que ele está sendo bem acompanhado.
Acompanhe aqui no nosso site as informações.
Coronavírus: o que sabemos
Até agora, a transmissão entre humanos ocorreu assim:
Proximidade do doente com familiares e profissionais de saúde
Maioria dos casos envolve contato com quem visitou a província de Hubei (China), cuja capital é Wuhan, de onde o vírus partiu
Fora da China, a transmissão entre pessoas ocorreu no Vietnã, Japão, Alemanha e EUA
Qual a gravidade da doença?
Os problemas respiratórios variam de leve à pneumonia e morte
Os sintomas são graves em 18% dos casos, com 2% de mortes
Gravidade é maior entre pessoas já doentes e idosas
Ainda não há registro de casos graves fora da China
Como se prevenir?
Não entre em contato com quem sofre de infecções respiratórias
Use lenço descartável
Lave as mãos frequentemente
Use álcool gel para limpar a superfície dos móveis e objetos
Evite contato com animais selvagens ou doentes