Aeroporto de Palmas – Foto: Adetuc – Governo do Estado

O Procon Tocantins autuou, nesta sexta, 18, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pela falta de refrigeração causada por problemas nos ares condicionados, provocando desconforto aos passageiros devido ao calor pela falta dos equipamentos. Em conferência “in loco”, a fiscalização do Procon constatou a instalação de climatizadores os quais não foram o suficiente para solucionar o problema.

A atuação do Procon junto a Infraero foi motivada pela solicitação do Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra (Adetur), que em oficio ressaltou que a agência já havia solicitado explicações sobre a problemática e que não obtive respostas.

Segundo a superintendência do Procon Tocantins, a medida aplicada de acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que reza que “os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Sobre descumprimento, o parágrafo único do mesmo artigo afirma que “nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste código”.

“O Código de Defesa do Consumidor é bem claro quanto a qualidade dos serviços prestados ao consumidor, e nós estamos apostos para que nenhum cidadão seja exposto a qualquer tipo de constrangimento”, esclareceu o Superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacando que três meses nessa situação é inadmissível e considerou o fato como um descaso com o estado do Tocantins e a região norte e, principalmente, com os consumidores.

Denúncia

O gerente de fiscalização, Magno Silva, orienta o consumidor a denunciar. Para formalizar a reclamação, o consumidor deve fazer a denúncia junto ao Procon  Tocantins por meio do  Disque 151, ou pelo WhatsApp Denúncia no (63) 99216-6840 e por meio de um dos 11 núcleos de atendimento do órgão.

O outro lado

Em nota à Gazeta, a Infraero esclareceu que as equipes de manutenção do Aeroporto de Palmas restabeleceram o sistema de ar condicionado do terminal de passageiros na noite dessa sexta-feira (18/12), fazendo com que o saguão e áreas de embarque e desembarque voltassem a ficar climatizados.

Sobre a autuação por parte do Procon/TO, a empresa irá prestar os esclarecimentos ao órgão dentro do prazo solicitado.