As obras para reparo da cratera que surgiu na ARNO 71 (antiga 603 Norte), próximo à avenida NS-15, tiveram início nesta quarta-feira, 17. A via encontra-se interditada devido ao surgimento do buraco, causado pelas chuvas. A prefeitura estima que os trabalhos se estendam por uma semana.
A formação da cratera foi detectada na tarde da última terça-feira (16). As imagens revelam a profundidade do buraco, expondo as tubulações da rede de drenagem, que foram originalmente construídas com PVC.
O engenheiro da prefeitura, Cleidson Dias, explicou que a intervenção incluirá a substituição do material da rede de drenagem. “Vamos escavar toda a extensão e trocar todo o material, pois o tubo antigo era de PVC. Essa obra tem mais de 20 anos, e optaremos por uma tubulação de concreto, que possui uma durabilidade maior”.
A interdição da via ocorreu na noite desta quarta-feira, sendo aconselhado aos motoristas que evitem a proximidade da rua durante o período de obras.
Esse incidente na ARNO 71 serve como alerta para a necessidade de monitoramento de redes de drenagem antigas, conforme destaca o engenheiro civil Jocelio Mendonça. “Deve ser encarado como uma experiência para focar no panorama geral, visando evitar a repetição de casos semelhantes em outras partes da cidade, pois se está ocorrendo aqui, pode ser que toda a rede de drenagem na cidade tenha um problema parecido”.
A prefeitura estima um prazo de uma semana para a conclusão das obras, desde que as chuvas não interrompam o serviço.