Nesta quinta-feira, 11, a deputada estadual Luana Ribeiro cumpre agenda no município de Araguaína, acompanhando o governador Mauro Carlesse. A parlamentar prestigiou o lançamento oficial do Sinal Digital da TV Assembleia e a assinatura da Ordem de Serviço da Construção do Hospital Geral de Araguaína. Ela também participa da formatura do Curso de Policiamento Ostensivo Rural da Polícia Militar do Tocantins.
Durante a assinatura da ordem de serviço, a deputada estadual, que é autora do requerimento que solicitou a construção do Hospital Geral de Araguaína, comemorou e reforçou seu compromisso com Araguaína. “Eu quero estar na inauguração deste hospital junto com o governador [Mauro Carlesse], com meus colegas deputados, com o prefeito Wagner Rodrigues e junto com a população de Araguaína. Wagner, você conhece tão bem os desafios de uma gestão e sei que o governador Mauro Carlesse tem trabalhado a duras penas para também levar o melhor para população. Essa pandemia não tem sido fácil para ninguém, mas o governador com pulso firme vai entregar essa tão sonhada obra para cidade de Araguaína”, disse.
Na ocasião, o governador Mauro Carlesse firmou seu compromisso com a entrega da primeira etapa da obra. “Todas as medidas que já tomamos, mesmo que às vezes impopulares, têm esse resultado, o Estado hoje é um Estado que pode fazer um compromisso dessa grandeza e honrar esse compromisso. Eu quero ter o orgulho de estar aqui no dia da inauguração da primeira etapa, que será ainda nessa gestão, e já deixar as outras duas etapas prontas para o próximo governador que vier”, ressaltou.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, ressaltou a necessidade de ter a saúde como prioridade em qualquer gestão. “É importante demais essa obra para cidade de Araguaína, mas não só para a cidade e sim para toda região, aqui atendemos todo o Bico do Papagaio. Nós temos uma necessidade enorme para que isso aconteça, saia do papel, porque é um local importante da cidade. A área da saúde tem que se tornar prioridade para todos os governos”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Edgard Tollini, parabenizou a gestão e ressaltou a importância da entrega de obras como essa. “Isso é o que tem que ser feito, começar, terminar e entregar”, reforçou.
Hospital Geral de Araguaína
Com intuito de melhorar o acesso aos serviços de saúde de média e alta complexidade na região norte do Tocantins, o Hospital Geral de Araguaína vai contar com 400 leitos, que devem ser subdivididos entre 120 para clínica médica, 87 para cirurgia, 70 para ortopedia, 11 para psiquiatria, dois para obstetrícia, dois de pediatria, 28 para especialidades diversas, 60 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 para leitos de Unidade de Cuidado Intermediário.
O hospital também contará com Pronto-Socorro para atendimento diário de mais de 150 pessoas, setores de oncologia, de diálise, laboratórios e toda a área administrativa. As obras serão realizadas em três etapas e para a primeira fase, estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado.