Aquele barulho de chuva no telhado numa manhã tranquila ou mesmo durante à noite, na hora do descanso, agora vai demorar um pouco para fazer parte da rotina do tocantinense. Pelo menos essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para o Tocantins e demais estados da região Norte do país. A chegada mais cedo do período de estiagem se confirmou e o mês de maio nem terminou e já registra o menor volume pluviométrico dos últimos anos, de acordo com o INMET.
De acordo com o climatologista do Instituto Nacional, André Amorim, a umidade do ar no Tocantins já deve começar a despencar nos próximos dias: “Teremos temperaturas elevadas e ausência de chuva. Teremos um período de estiagem chegando com mais força por causa do bloqueio atmosférico que aumenta as temperaturas”, comentou.
Para se ter uma ideia, a temperatura em Palmas deve chegar na casa dos 35 graus ainda esta semana e a umidade relativa do ar que hoje está em média em torno de 39%, deve despencar para 30% nos próximos dias. A umidade é o principal indicativo do ar seco que causa danos à saúde e necessita de cuidados redobrados com a saúde.