Palmas – Foto – Luciana Pires

Dois alertas de chuvas foram emitidos para o Tocantins nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um dos avisos é para tempestades e outro para chuvas intensas. Ambos valem até a tarde de sábado (25).

O primeiro alerta de chuvas intensas, com grau de perigo potencial, abrange a maior parte do estado, pegando a região sul, central, oeste e parte do norte. São esperados até 50 mm de chuva e ventos intensos com mais de 40 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta de tempestade é para uma pequena parte do estado, abrangendo as cidades de Sandolândia, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Araguaçu. São esperados até 100 mm de chuva e ventos que podem ultrapassar os 60 km/h.

Também pode ocorrer queda de granizo e há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As recomendações são:

  • Em caso de rajadas de vento: Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Em caso de incidentes ligue para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Fonte – G1 TO