O professor Jarlom Xavier, de Literatura, da Escola Estadual Setor Sul, aposta na Pop Art para despertar a criatividade dos alunos e criar um interesse maior pela leitura, pela arte e pela história. Por meio da Pop Art, os alunos montam painéis utilizando recortes de imagens, retiradas de revistas, jornais ou internet, e compõem uma nova tela com elementos que representam seus sonhos, desejos ou o cotidiano de suas vidas.
O Pop Art é um movimento artístico que utiliza cores vivas e alteração do formato das coisas. “Por meio da colagem, os alunos trabalham a coordenação motora, a imaginação e a curiosidade, enquanto criam sua obra de arte. Também ajuda a ampliar a leitura, porque depois das aulas práticas, vamos estudar a história da Pop Art, conceitos, seus principais artistas. E essa leitura fica mais dinâmica, já que os alunos, enquanto trabalham com a colagem, conseguem visualizar a Pop Art”, explicou Jarlom.
O estudante Carlos Eduardo Gomes Mendonça, 12 anos, aluno do 7º ano do ensino fundamental, gostou muito dessa aula criativa. “Estou fazendo uma tela com paisagens, carros e elementos que representam a história”, ressaltou.
Ícaro Ribeiro da Silva, 11 anos, aluno do 6º ano do ensino fundamental, caprichou na procura de figuras para compor a sua obra de arte. “Gostei de participar desse trabalho, também estou inserindo paisagens e carros”, contou. Os dois alunos projetaram nas suas criações os desejos e sonhos, isto é, o que eles almejam para si, no futuro.
“Não é uma colagem realizada de qualquer jeito, é um trabalho que requer planejamento. Tenho que saber que figuras vou colocar no meu trabalho, elas precisam ter uma relação de significados”, esclareceu o professor Jarlom.
O Pop Art é um movimento de arte popular que surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra, e teve seu auge nos Estados Unidos, na década de 1960.
fonte: Assessoria de Comunicação Seduc