O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi) está com Processo Eleitoral aberto para a escolha de entidades representantes da sociedade civil para o Biênio 2020/2022. As inscrições iniciaram nesta quarta-feira, 08, e vão até o dia 31 de janeiro, às 14h. Poderão candidatar-se as entidades da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos, constituída e em funcionamento há no mínimo dois anos e com atuação no campo da promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

O Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa é um órgão de caráter permanente e deliberativo, vinculado à Secretaria de Estado da Cidade e Justiça (Seciju), que tem por finalidade dispor sobre a definição, o controle e a fiscalização das ações dirigidas à proteção, defesa e garantia dos direitos do idoso, bem como acompanhar e avaliar suas execuções.

O Conselho é composto por 14 membros e respectivos suplentes, sendo sete representantes do Poder Executivo e sete representantes da sociedade civil organizada. Os membros titulares e suplentes governamentais que compõe o Cedi são indicados pelos titulares das respectivas entidades públicas, dentre pessoas de comprovada atuação nas diversas áreas de atendimento aos idosos.

Já a escolha dos representantes das entidades não-governamentais são eleitos em Assembleia Estadual que está prevista para acontecer em 18 de fevereiro. Nessa ocasião, serão considerados membros titulares as entidades que obtiverem o maior número de votos obtidos na eleição, até o preenchimento de sete vagas, e os membros suplentes serão as demais entidades classificadas por ordem de maior número de votos.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) ou por meio de correspondência postada em nome da Comissão Eleitoral do Cedi, localizado na Quadra 103 Norte AV. LO 04, Lote 31, Edifício Milton Ayres, CEP: 77.001-038, Palmas/TO. Para mais informações ligue em (063) 3218-2058.

Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral para escolha das entidades não-governamentais é formada pelos servidores da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Alaídes Cardoso Dias; da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Eudóxia de Aguiar Martins; Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Soely Kunz Cericatto; e da Federação das Associações e Núcleo da Pessoa Idosa no Tocantins (Fanpito), Leomar César Brigagão.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Alaídes, a equipe tem como um dos objetivos principais manter a transparência no processo de eleição. “Trabalharemos com foco na organização e publicidade de todo o processo, a fim de tornar mais proba a escolha do Conselho”, explicou.

Para mais informações basta clicar no link e ter acesso ao 01/2020, que trata da eleição em questão.

foto e fonte: Seciju