Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Matéria atualizada em 12/04/2019 às 14h57
Inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) fizeram uma manifestação pacífica, nesta sexta-feira, 12, em cerca de 18 cidades do Estado, onde cobram do Governo do Tocantins o pagamento do Ressarcimento de Despesas de Atividades de Defesa (REDAD) e melhorias na condições de trabalho.
Segundo o presidente do Sindicato dos Inspetores de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, Luciano Adão Alves Gondim, nenhuma atividade foi paralisada. Inspetores usaram camisas pretas e nariz de palhaço durante o protesto.
“Todas as sextas vamos fazer uma manifestação por conta dos problemas que a Adapec vem passando. Estamos cobrando também o pagamento do REDAD que está há três meses atrasados. Além disso, telefone e internet já chegaram a ser cortados por falta de pagamento e falta de combustível também”, disse à Gazeta.
Gondim explicou que o pagamento do ressarcimento está previsto em lei e os servidores que precisam realizar atividades externas pagam do próprio bolso.
“Quando vamos fazer algo fora da Adapec, custeamos alimentação, hospedagem entre outros e o governo não está repassando o dinheiro de volta. Queremos que o Estado se manifeste”.
Conforme o sindicado, participaram das manifestação inspetores de Axixá, Xambioá, Palmas, Miranorte, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguacema, Araguatins, Aguarnópolis, Augustinópolis, Colinas, Dueré, Babaculândia, Alvorada, Tocantínia, Taguatinga, Formoso do Araguaia e Wanderlândia.
Nossa equipe entrou em contato com a Agência de Defesa Agropecuária. Em nota, o órgãou informou que o atendimento em todos os municípios está ocorrendo normalmente. Sobre o Ressarcimento de Despesas para Atividades de Defesa Agropecuária ( Redad), esclarece que estão atrasados os meses de janeiro e fevereiro, mas que tem feito todos esforços para sua quitação e regularização.
Em relação às condições de trabalho, a Adapec já providenciou a compra para aquisição de cadeiras, com a previsão de entrega para os próximos 30 dias. Já estão na sede, 36 impressoras e 42 computadores e nobreaks para serem entregues nas unidades. Existe ainda uma Ata de Registro de Preço Vigente para adquirir mais desses equipamentos e um processo destinado à compra de peças e manutenção no valor de R$ 243.076,00
Quanto às estruturas, está sendo feito um levantamento pela Secretaria de Infraestrutura atendendo solicitação da Agência para reforma e ampliação de 13 barreiras fixas: Araguatins, Ananás (Santa Isabel), Araguanã, Xambioá, Aguiarnópolis, Pau D’arco, Couto Magalhães, Campos Lindos, Caseara, Talismã, Ponte Alta do Bom Jesus (Serra Geral), Esperantina e São Sebastião, bem como o andamento do processo para reforma do escritório de Paraíso, que já está em fase licitatória.
A Adapec reafirma que têm procurado resolver todos os problemas herdados pelas gestões anteriores e que não tem medido esforços para buscar melhorias nas condições de trabalho dos servidores e no atendimentos ao produtores rurais.
________________________________________________________________________