Maju Cotrim

A tocantinense Dra Solange Nascimento tomou posse como coordenadora de projetos na Coordenação de Educação Quilombola na SECADI- MEC.

“Um novo caminho, novo trilhar, com muitas expectativas e a possibilidade de contribuir na construção de uma educação antirracista e de enfrentamento às desigualdades”, disse a nova coordenadora que é referência na luta antirracista no Tocantins.

A editora chefe da Gazeta do Cerrado, Maju Cotrim parabenizou Solange pela nova missão. “A Dra Solange é inspiração e merece ter sua trajetória celebrada todos os dias numa luta que tem base no antirracismo e em prol das comunidades. Uma mulher gigante na sua ancestralidade e que inspira toda uma geração”, disse.

Dra Solange

Tem licenciatura em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atuou em todas as modalidades de educação, desde o ensino básico ao ensino superior. É professora adjunta na Universidade Federal do Tocantins, atuando entre 2017 e 2023 como coordenadora de Ações Afirmativas. Também coordenou a construção da política de ações afirmativas na UFT, implementou as bancas de heretoidentificação nos cursos de graduação da instituição. Solange recebeu o prêmio nacional da Fundação Baobá e Fundação Ford com artigo produzido sobre os impactos da COVID-19 nas comunidades quilombolas e também o prêmio nacional de projetos de inclusão etnicorracional por meio das tecnologias digitais. As áreas de concentração e atuação da professora são políticas públicas, comunidades tradicionais, educação e diversidade.