Luisa Maria está há três dias intubada na UPA sul de Palmas-Foto: Arquivo Pessoal

Equipe Gazeta do Cerrado

Luisa Maria Marques Rodrigues, de 34 anos, de Santa Tereza do Tocantins, está intubada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul da Capital e aguarda um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Palmas (HGP) há três dias. A filha de Luisa, Ágatha Marques, conversou com a Gazeta na manhã deste sábado, 08, sobre a situação da mãe.

Segundo Ághata, sua mãe pegou Covid há 60 dias e foi curada, porém, descobriram a pouco tempo que a doença deixou sequelas. Um lado da pulmão de Luisa está praticamente todo comprometido. “Primeiro disseram que havia uma vaga para ela, o Samu veio buscá-la, mas do nada alguém foi colocado na vaga”, relatou.

Ághata contou que ela está estável, mas seu estado é grave. “Disseram que antes dela ir para a UTI tem que passar pela sala vermelha. Ela precisa fazer alguns exames lá, procedimentos para saber a situação do pulmão dela”, afirmou.

A moça também esclareceu que o HGP não dá retorno sobre o leito e transferência.

O outro lado

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a Luísa, na verdade, aguarda vaga de leito na Sala Vermelha do Hospital Geral de Palmas (HGP).

A SES ainda destacou que no momento a unidade encontra-se lotada, mas a equipe multiprofissional trabalha no remanejamento dos internados, para receber a paciente em tempo hábil.

A SES enfatiza que em momento algum o leito que seria da paciente foi ocupado por outra pessoa, uma vez que desde que o pedido chegou ao HGP, não houve liberação de vagas, na ala solicitada.