Polícia Civil apreende armas de fogo e grande quantidade de munições no interior do Estado – Foto: Foto: 38ª DP Arapoema

Em continuidade às ações de combate à criminalidade, na tarde desta quinta-feira, 11, a Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 38ª Delegacia de Polícia de Arapoema, efetuou a apreensão de várias armas de fogo e também de grande quantidade de munições de calibres diversos, em Arapoema, no norte do Estado. Na oportunidade, os policiais civis também efetuaram a prisão de um homem de 27 anos de idade, que é suspeito, em tese, pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo.

Comandada pelo delegado-chefe da 38ª DP, Marco Aurélio Barbosa Lima, a ação foi deflagrada visando dar cumprimento a dois mandados judiciais de busca e apreensão em residências, localizadas naquele município, uma vez que investigações realizadas pela equipe da Unidade Policial apontaram que os proprietários dos imóveis estariam escondendo várias armas de fogo, de calibres variados.

  “Tínhamos informações de que alguns indivíduos residentes em Arapoema poderiam estar ocultando armas de fogo, em suas residências e, desse modo, representamos, junto ao Poder Judiciário, pelos mandados de busca e apreensão nesses imóveis”, explicou o delegado Marco Aurélio.

No decorrer da operação, os policiais foram até uma das residências e após a realização de buscas no interior do imóvel, localizaram e apreenderam um arsenal de armas de fogo e munições. Ao todo foram quatro armas, sendo uma espingarda calibre 12; uma espingarda de calibre 28; uma espingarda de calibre 22 e uma arma de fogo pequena tipo pistola garrucha.

 Além das armas de fogo, os policiais civis também localizaram e apreenderam 127 munições de diversos calibres e dois cintos balísticos. O proprietário do armamento, de 27 anos de idade, também conhecido como “Bin” foi preso e autuado em flagrante. Ele  responderá por posse irregular de arma de fogo.

Contudo, na Delegacia, o indivíduo recolheu aos cofres públicos a quantia arbitrada como fiança pela autoridade policial e, assim, obteve o direito de responder ao devido processo em liberdade, conforme preceitua a legislação penal vigente. As investigações terão continuidade a fim de que a Polícia Civil possa identificar a origem do armamento e se de fato, o mesmo era utilizado para a caça de animais silvestres, como afirmou o homem preso.

“A versão apresentada pelo homem autuado será investigada, uma vez que as armas de fogo são de vários calibres, incluindo até uma espingarda, calibre 12. Além disso, chama atenção o grande número de munições apreendidas, que o indivíduo mantinha na própria casa”, ponderou a autoridade policial.