A Vigilância Sanitária está atualmente conduzindo uma investigação minuciosa sobre a qualidade da alimentação oferecida por um hotel em Palmas, após 17 estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Gurupi, apresentarem sintomas de mal-estar enquanto estavam hospedados no estabelecimento. Os alunos se encontram na capital para participar dos jogos internos da instituição.

O hotel em questão comunicou ao g1 que durante o período de hospedagem, foram fornecidos somente água e café da manhã, atendendo a todas as exigências, inclusive as relacionadas à higiene. (Leia a nota completa abaixo)

Na madrugada desta quinta-feira (10), conforme relatos do IFTO, os 17 alunos manifestaram desconforto, apresentando variados sintomas como náuseas, vômitos e dores de cabeça. Para receber atendimento médico, os estudantes foram encaminhados a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A suspeita é de que a intoxicação alimentar possa ter origem no próprio hotel onde os estudantes estavam hospedados. Em resposta, o IFTO revelou que está colaborando com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Palmas, fornecendo todas as informações solicitadas.

O instituto ainda informou que os estudantes receberam o devido suporte da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) do IFTO.

A Vigilância Sanitária está trabalhando para apurar possíveis irregularidades relacionadas à conduta sanitária do Hotel Castelo. Após a conclusão da análise, a Secretaria de Saúde fornecerá detalhes mais aprofundados sobre a denúncia.

Posicionamento do Hotel

“A administração do hotel Castelo informa que somente a partir de quarta-feira, dia 09/08/23, a delegação esportiva hospedada desde 06/08/23 apresentou queixas de desconfortos intestinais e estomacais. O hotel esclarece que serviu água e café da manhã, cumprindo todas as exigências de saúde e higiene. Além disso, não foram servidas refeições como almoço, jantar ou lanche da tarde, serviços que foram buscados pela delegação esportiva em outros estabelecimentos. Ressalta ainda que aproximadamente 60 hóspedes, incluindo famílias, foram atendidos durante esse período, sem registros de desconfortos similares.”